HDI apresenta crescimento de 12,8% em emissão de prêmios no último período

A HDI, empresa do grupo alemão Talanx, fechou o primeiro semestre de 2014 com resultados positivos tanto na venda de seguros, quanto no desempenho financeiro. Quinta maior seguradora do ramo de automóveis, com 7,5% de market share, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a companhia alcançou o patamar de R$ 1.249 milhões de prêmios emitidos, o que representa crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2013 (R$ 1.107 milhões). Seu resultado antes dos impostos e participações somou R$ 77,8 milhões, um aumento de 15,67% no comparativo com o fechamento do primeiro semestre do ano anterior (R$ 67,7 milhões).

Presente no Brasil há mais de 30 anos, a HDI atua em todo o território nacional, primordialmente na carteira de seguros massificados de automóvel e de residência. Atualmente, a companhia possui mais de um milhão e meio de veículos segurados e cerca de 345 mil apólices para residências. “Temos 55 filiais e 14 escritórios distribuídos nas principais regiões do País, que são responsáveis por todo o atendimento aos corretores. Essa estrutura permitiu que no último período 94,8% das nossas apólices fossem emitidas em até 10 dias do início de vigência, o que é facilitado ainda pela utilização por 100% dos corretores do HDI Digital, um sistema online que possibilita a realização de cotações, emissão novas e renovações, tudo eletronicamente”, destaca João Francisco Borges da Costa, presidente da HDI Seguros.

Em alinhamento com seu plano de crescimento orgânico, a seguradora inaugurou no último mês três filiais no Rio de Janeiro, uma na Barra da Tijuca, zona oeste da capital carioca, e outras duas em Niterói e Campos dos Goytacazes. As unidades marcam a expansão no estado fluminense, onde a HDI atuava com escritório próprio, localizado no Centro do Rio de Janeiro, desde 2000. “Precisávamos investir no estado que possui a segunda maior frota segurável do país e acreditamos que este seja o melhor momento. As três novas filiais contam com centrais de atendimento ao usuário, que denominamos de HDI Bate-Pronto. Esse é um dos nossos grandes diferenciais, pois nelas o segurado é atendido rapidamente e já sai com os encaminhamentos no caso de sinistro”, afirma o presidente da companhia.

De janeiro a junho deste ano, a HDI atendeu 120.521 sinistros de seguros de automóvel, sendo que 56% destes tiveram processamento nas centrais Bate-Pronto, onde o tempo de atendimento ao cliente é em média 30 minutos. Os 44% restantes, foram atendidos pela central telefônica de sinistros, que possui indicadores de qualidade e satisfação. No ramo residencial foram atendidos 5.725 sinistros.

Finanças

O resultado financeiro da HDI Seguros aumentou de R$ 55,4 milhões em 2013 para R$ 100,6 milhões em 2014. Esta variação decorreu, especialmente, do aumento nas taxas de juros acumuladas nos períodos (o CDI saiu de 4,97% no acumulado até junho de 2013 para 5,22% no acumulado do mesmo período de 2014) e da melhoria do desempenho global das aplicações financeiras (3,27% em 2013, representando 95% do CDI, contra 5,22% em 2014, representando 105% do CDI).

Já o lucro líquido da companhia fechou em R$ 50,8 milhões, um aumento de 16,8% no comparativo com os primeiros seis meses do ano anterior (R$ 43,5 milhões). Os custos de aquisição, outras receitas e despesas operacionais, despesas administrativas e despesas com tributos permaneceram estáveis em relação ao mesmo período de 2013.

A HDI Seguros tem como principais estratégias de negócios o foco nos segmentos de auto e residência e a qualidade no relacionamento com clientes e corretores. Em 2013, a empresa cresceu 25,6% em prêmios emitidos (R$ 2.439 bilhões), ante um crescimento do mercado de seguros de 12,2%. Em 2012, os prêmios emitidos totalizaram R$ 1.942 bilhão. A companhia brasileira integra o grupo Talanx, terceiro maior segurador da Alemanha e sétimo maior da Europa por receita de prêmios, que ultrapassou os 28 bilhões de Euros em 2013. Com sede em Hannover, o grupo atua em cerca de 150 países e conta com aproximadamente 21.500 funcionários. A agência de classificação Standard & Poors deu às seguradoras do Grupo Talanx um rating de força financeira de A+/ estável.

A integra das demonstrações financeiras da HDI Seguros pode ser consultada nos sites www.hdi.com.br e www.susep.gov.br.

Sobre a HDI Seguros Com mais de 1,5 milhão de veículos em carteira, 55 filiais, 14 escritórios comerciais e uma equipe de 1.443 colaboradores, a HDI Seguros é hoje a 5ª maior seguradora automotiva do País, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia que regula o mercado segurador brasileiro. Dois dos grandes diferenciais da HDI são a agilidade e a eficiência no atendimento e na busca contínua de soluções para seus segurados. Nesse sentido, destacam-se as Centrais HDI Bate-Pronto, que já somam 44 unidades e cujo conceito inovador consolidou ainda mais a sua bem-sucedida posição no mercado. As centrais Bate-Pronto são unidades de atendimento a sinistros que liberam os casos de forma rápida e com o mínimo de burocracia. Em média, os segurados da HDI atendidos nessas unidades têm seus casos encaminhados e liberados pela seguradora em até 30 minutos. Uma pesquisa recente comprovou a satisfação dos clientes da HDI Seguros em relação a essas centrais e ao Serviço de Atendimento aos Clientes (SAC). A nota média das centrais foi 9,6 e a nota do callcenter, 9,2.

Fonte: CQCS