O Dia do Idoso vem aí! Pratique o respeito!

No dia 1º de outubro, comemoramos no Brasil o Dia do Idoso. O Código de Trânsito Brasileiro não determina com quantos anos as pessoas devem parar de dirigir e nem a idade máxima para requerer ou renovar a Carteira de Habilitação. Quem estabelece esse prazo são os próprios condutores, pois a aptidão para dirigir varia de uma pessoa para a outra, não sendo determinada exclusivamente pela idade.

É importante que todos estejam atentos à essa questão. Ao menor sinal de dificuldades para dirigir, o motorista deve “aposentar-se” também da habilitação para não colocar em risco a própria segurança ou a dos demais. De acordo com dados da Seguradora Líder DPVAT, do total de 340.539 indenizações pagas pelo Seguro DPVAT no primeiro semestre desse ano, 4% foram para pessoas com 65 anos ou mais. Se considerarmos apenas as motocicletas, dos 10.999 pagamentos para morte no período, 7% foram para o público acima dos 65 anos. Para invalidez permanente, os idosos motociclistas receberam 4.040 indenizações em um universo de 206.008 pagamentos na categoria.

Além disso, os idosos sofrem com a falta de respeito no trânsito, seja como motoristas ou pedestres. Lembre-se de dar a preferência a eles no transporte coletivo, de auxiliá-los na travessia das vias sempre que necessário, de estar atento quando estiver ao volante e aguardar enquanto atravessam. Vamos praticar a solidariedade!

Parabéns aos idosos!

Fonte: DPVAT