“Não há outra forma de trabalhar a situação”

Para o diretor de Trânsito do Seterb, Fábio Campos da Silva, a medida que em alguns casos aumenta em 900% as multas por infrações de trânsito, soma-se a outras ações importantes na cidade como as lombadas eletrônicas e radares estáticos. Na avaliação do diretor do Seterb, a única maneira de dar uma resposta imediata à sociedade é através do aumento na cobrança de valores.

– Atualmente não há outra forma de trabalhar a situação. Podemos pensar em uma política que coloque a disciplina Educação para o Trânsito nas séries iniciais. A partir daí, conseguiremos mudar essa realidade em 15 ou 20 anos – avaliou o gestor.

Levantamento recente feito pelo Santa mostra a colisão frontal como campeã na lista das causas de acidentes com morte na BR-470. O policial rodoviário federal Daniel Veloso que atua no posto da PRF em Blumenau avalia como positivo qualquer tipo de alteração na lei que aumente as penalidades aos infratores.

– Sempre que se fragiliza as leis, você dá espaço para a criminalidade. No trânsito é a mesma coisa. Quando se endurecem as leis, o sujeito vai pensar mil vezes antes de dirigir caindo (de bêbado) – avaliou o policial.

Em comunicado, a assessoria de comunicação social do Ministério das Cidades, informou que “o objetivo das mudanças é aumentar a segurança dos motoristas, pedestres e das infraestruturas urbanas em uma combinação de medidas que inclui a cooperação nacional, a partilha de boas práticas, a realização de estudos de investigação, a organização de campanhas de sensibilização e a adoção de regulamentação. A intenção é incentivar os motoristas a conduzirem os veículos de forma segura. Por este motivo, é fundamental educar, formar e fazer cumprir as regras.”

Fonte: Jornal de Santa Catarina