Árvore de natal requer cuidados para não transformar a festa em problema

Um dos principais ícones natalinos, a árvore disputa com o Papai Noel o protagonismo do Natal. Por isso, como manda a tradição, são vários os cuidados em torno dela. Mas, diante da euforia, será que os consumidores se preocupam com cuidados com o transporte e a decoração da mesma? Normalmente, não. Percebendo isso, o Centro de Tecnologia Allianz, em Munique, na Alemanha, realizou um crash test para demonstrar o perigo de levar árvores de Natal no carro sem adotar as medidas de segurança necessárias. Já a área de sinistros da Allianz Seguros aqui no Brasil, elaborou algumas dicas para evitar acidentes com a decoração do pinheiro, seja ele artificial ou não, dentro de casa.

Vídeo revela como transportar a árvore de maneira segura

Uma tradição típica dos países do hemisfério norte, a árvore de Natal natural cada vez mais se populariza aqui no Brasil. Em 2013, as suas vendas bateram recorde em relação aos dez anos anteriores. Segundo dados da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp - a maior na comercialização do produto no país -, no ano passado foram adquiridos cerca de 245 mil pinheiros, ante os cerca de 230 mil do ano anterior. O pinheiro dura até três anos em vaso, se mantido sob a luz do sol, e, para os que moram em casa, pode ser plantado no jardim e virar a árvore de Natal definitiva da família.

Para alertar sobre os riscos de se transportar uma árvore natural no trânsito sem a segurança devida, o Centro de Tecnologia da Allianz realizou um crash test, que pode ser conferido neste vídeo. No teste, o Centro de Tecnologia Allianz simula a colisão de um veículo a 50 km/h, que está com um pinheiro preso no teto, contra um carro estacionado. Apesar de o automóvel estar a uma velocidade relativamente baixa e a árvore presa por cordas elásticas com ganchos nas extremidades, ela desliza com a batida e se transforma em uma espécie de míssil colocando em perigo os ocupantes do veíc ulo da frente, comprovadamente.

Confira as dicas para o transporte:

·        Para uma árvore de Natal de grande porte, o bagageiro é a única forma sensata de transportá-la. Entretanto, o pinheiro deve estar bem preso para que não se mova com as freadas.

·        Para prender a árvore no teto, use cintas de aparelhamento (uma pulseira feita de material não elástico com prendedores), e fixe-as nas travessas do rack e no tronco da árvore. A cinta também precisa ser amarrada ao redor da parte superior da árvore, para evitar que ocorra o deslizamento lateral.

·        Caso seja necessário transportar o pinheiro dentro do carro, tenha certeza de que ele caberá no veículo. Os bancos traseiros podem ser rebatidos para aumentar consideravelmente o espaço a ser utilizado. E mesmo dentro do carro, a árvore deve ser fixada ao chão para evitar que ela escorregue e atrapalhe a condução do veículo.

Decoração natalina com segurança evita incêndio

Para desfrutar de um final de ano sem preocupações, alguns cuidados também devem ser tomados, não apenas com a árvore, mas com todos os enfeites de Natal.

Confirma abaixo as dicas da área de sinistros da Allianz Seguros:

  • Evite usar spray de neve em pó ao decorar a árvore de Natal, pois o uso de spray ajuda a propagar o fogo.
  • Se usar velas de cera para decorar a casa, certifique-se de que elas estejam em um local bem visível e colocadas longe de outras decorações que possam ser inflamáveis. 
  • Nunca deixe velas acesas sem supervisão e certifique-se de deixá-las fora do alcance de crianças e animais.
  • Se usar luzinhas decorativas, certifique-se de que estejam em bom estado, porque elas podem pegar fogo facilmente.
  • Certifique-se de que a árvore esteja bem colocada e que não haja perigo de ela cair ou de alguém tropeçar nela.
  • Posicione as árvores de Natal o mais longe possível de aparelhos de aquecimento ou outros aparelhos eletrônicos.

Fonte: Virta Comunicação Corporativa