Generali compra 49% do MPIB, importante seguradora da Malásia

O Grupo Generali fechou acordo com o grupo malaio MPHB Capital, ao adquirir 49% de participação da filial de seguros Patrimoniais e de Responsabilidade (P&C) da Multi-Purpose Insurans Berhad ("MPIB"), por um valor de € 81,4 milhões (cerca de R$ 270 milhões) (1,2).

Com esta aquisição, o Grupo Generali inicia operações no mercado malaio já entre as dez maiores sociedades de seguros gerais daquele país.

O acordo inclui opção de compra de 21% da participação adicional do MPIB, a ser exercida em dois anos, o que permitirá que o Grupo Generali chegue aos 70% do capital da empresa, percentual máximo permitido pela legislação da Malásia para empresas estrangeiras. A transação é substancialmente neutra em termos de solvência.

Além disso, um acordo de acionistas permitirá ao Grupo Generali nomear imediatamente alguns diretores e gerentes-chave da MPIB (3).

O CEO do Grupo Generali, Mario Greco, comentou: "A entrada no mercado malaio é um passo importante para o desenvolvimento de nossas atividades na Ásia, uma área importante para o futuro do Grupo e onde já há investimento. A Malásia é um mercado que está crescendo significativamente e oferece excelentes oportunidades, especialmente no segmento de P&C".

A transação foi aprovada pelo regulador local e está sujeita à aprovação dos acionistas da MPHB Capital.

Em 2013, o MPIB registrou faturamento premium de €128 milhões, com 3,4% de participação de  mercado. Nos últimos quatro anos, o crescimento anual médio em prêmios foi da ordem de 8%, mostrando alta rentabilidade.  A empresa utiliza um modelo de negócio multi-canal, que inclui principalmente agentes (49%), corretores (25%) e canais diretos (6%).

O Grupo Generali já atua em nove diferentes mercados asiáticos: China, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã, com cerca de € 1 bilhão em prêmios em 2.013. Na China, a Generali é uma das mais importantes companhias estrangeiras de seguro de vida.

Fonte: GWA Comunicação Integrada