Indústria não pensa em ampliar quadros

Uma notícia ruim para as seguradoras que oferecem produtos massificados acaba de ser divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo pesquisa da entidade empresarial, a maior parte das indústrias paulistas não planeja ampliar o quadro de funcionários no primeiro semestre deste ano.  Segundo a pesquisa, 84,4% das empresas não vão contratar no primeiro semestre do ano. A taxa supera a de 2014, quando o percentual foi de 76,8%.

A contenção no número de postos de trabalho tem relação direta com o desempenho ruim no ano passado. Para 58,2% dos industriais, o segundo semestre de 2014 foi pior do que o mesmo período de 2013. Para 21%, o desempenho nos últimos seis meses do ano passado foi igual ao período de 2013 e para 19,6%, foi melhor. O índice das indústrias que sentiram piora no segundo semestre foi maior entre as de pequeno porte (60,3%).

Ainda segundo a pesquisa, as expectativas são piores em relação ao mercado interno do que as projeções de vendas para o exterior. Os dados mostram que 36,8% das empresas esperam queda ou queda acentuada nas vendas para o mercado brasileiro no primeiro semestre deste ano. Para 35,6%, o mercado interno deverá permanecer estável e 23,8% esperam melhora ou melhora acentuada.

Em relação às exportações, 30,2% acreditam que haverá queda ou queda acentuada nas vendas nos próximos meses. Para 40,2%, a previsão é de estabilidade no mercado internacional. Enquanto 29,6% esperam melhora ou crescimento acentuado nas vendas para o exterior.

Fonte: CNseg