Porteiro Amigo do Idoso

O Grupo Bradesco Seguros concluiu as primeiras turmas do programa Porteiro Amigo do Idoso voltadas exclusivamente para profissionais que atuam nas portarias do Grupo Segurador, no Rio de Janeiro. Iniciativa pioneira do Grupo Bradesco Seguros, o programa visa a capacitar o porteiro a atuar de forma preventiva na resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para a segurança, autonomia, mobilidade e independência da população longeva.

O curso contou com a participação de 17 colaboradores, divididos em duas turmas, que assistiram a 12 horas de aula entre os dias 11 e 15 de maio. Uma nova turma está prevista para junho. Passam diariamente pelas portarias da empresa, no bairro do Rio Comprido, cerca de 5,5 mil pessoas, entre colaboradores e visitantes.

Lançado há cinco anos em Copacabana, no Rio de Janeiro, o programa chegou, dois anos mais tarde, ao bairro de Higienópolis, em São Paulo, e agora, além do interior paulista, chega ao Espírito Santo e Minas Gerais. Ministradas pelo Senac RJ, as aulas de capacitação, em 2015, começaram em 24 de março e se estenderão até janeiro do próximo ano. Até o momento, já foram capacitados cerca de 850 profissionais.

Nessa etapa, estão previstas 45 turmas, com até 25 participantes cada, totalizando 1.125 porteiros - devendo chegar a mais de 1700 profissionais treinados desde o início do programa. Os porteiros foram escolhidos por terem sido apontados, em pesquisa real izada pela OMS com cidadãos longevos de 33 países, como os maiores aliados dos idosos no auxílio de questões do dia a dia, tornando-se os melhores amigos desse público.

Segundo o último levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira está envelhecendo. A pesquisa projeta que, em 2050, pessoas a partir dos 60 anos correspondam a 64 milhões de habitantes no País, ou 30% da população. O programa Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.

O programa Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.

Aulas de capacitação

Durante as oficinas de capacitação, em 12 horas de aulas distribuídas ao longo de três dias, os porteiros aprendem a se colocar no lugar dos idosos e a lidar com situações comuns para quem convive com pessoas longevas. Para isso, a oficina promove uma vivência utilizando óculos para dificultar a visão e pesos nos pés e nas mãos, entre outros artifícios, de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

O objetivo do Programa é fazer com que os porteiros se tornem ainda mais amigos e possam entender o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos. Aquele que está preparado para lidar com o idoso, está preparado para lidar com qualquer público, destaca Eugênio Velasques. Pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) com os participantes do curso revelou que 86% tiveram suas expectativas superadas, 92% avaliaram o programa Porteiro Amigo do Idoso como ótimo e 92% o recomendariam a outros profissionais.

Fonte: SindsegSP | Segurador Brasil