Programa de educação financeira da Allianz beneficia 5 mil jovens de instituições públicas e privadas

Um pouco antes de completar dois anos no país, o My Finance Coach, programa de educação financeira criado pelo Grupo Allianz, na Alemanha, atingiu a marca de 5 mil jovens brasileiros beneficiados, estudantes de 17 instituições de ensino, além de 190 colaboradores transformados em Finance Coaches (treinadores financeiros) por meio de mais de 400 horas de treinamento. Totalmente gratuito, vem sendo aplicado em escolas públicas e privadas e ONGs das capitais paulista e fluminense pela seguradora.

O último treinamento de 90 minutos sobre “Planejamento” foi marcado pela estreia de Miguel Pérez Jaime, presidente da Allianz Seguros, como Finance Coach. Estavam presentes cerca de 50 frequentadores da instituição Ensino Social Profissionalizante (Espro). “Participar do My Finance Coach é uma forma de contribuir com a sociedade e fixar conceitos e comportamentos fundamentais da educação financeira”, completou o presidente da Allianz.

O principal objetivo do programa e de Miguel foi auxiliar e dar dicas aos jovens de como organizar as finanças e planejar o futuro, já que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho e, portanto, ter contato com os primeiros salários. “Todo desenvolvimento de carreira passa pela vida pessoal e profissional e o My Finance Coach está integrado a esse processo porque traz experiências que podem agregar profissionalmente, mas, principalmente, na vida pessoal dos jovens”, concluiu Fabio Escaleira, superintendente administrativo financeiro do Espro.

Por meio do treinamento, desde jovens aprendizes até membros do Comitê Executivo da Allianz levam conhecimentos sobre finanças pessoais a crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, sempre fazendo uso de uma linguagem simples, acessível. “Nós somos jovens ainda, não sabemos direito o que fazer com o dinheiro. Só que a partir de agora vou fazer um planejamento para não me perder com os meus ganhos e gastos”, disse Fabiana Cruz, 16, estudante do 3º ano do Ensino Médio e do Curso de Formação para o Mundo do Trabalho do Espro. Animada com o treinamento, Estefani Antunes, 17, também estudante do 3º ano do Ensino Médio e do Curso de Formação para o Mundo do Trabalho do Espro, estava ansiosa para chegar em casa e começar a planejar a sua faculdade e ajudar a sua família. “Com certeza, a partir de agora, vou conseguir organizar as minhas contas e da minha família”.

O My Finance Coach e seus reconhecimentos

O MFC foi criado em 2010 pelo Grupo Allianz, juntamente com outros parceiros na Alemanha e já beneficiou aproximadamente 500 mil estudantes de 11 países. Em 2012, o MFC foi premiado pela Unesco – agência da ONU voltada para Educação, Ciência e Cultura – como Projeto da Década dedicado ao tema “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” e em 2014 venceu o Prêmio de Sustentabilidade LIF, da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), na categoria Público Interno.

Sobre a Allianz Seguros

No País há 110 anos, a Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de suas 51 filiais e 27 representações.

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa, com presença em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.

A Allianz SE, holding do Grupo, é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

Fonte: Virta Comunicação Corporativa