Financiamentos de longo prazo são entraves para infraestrutura

Visto como um dos grandes desafios para novos projetos de infraestrutura no país, o financiamento a longo prazo foi tema de debate em Brasília. As alternativas estudadas servirão de base para o novo pacote de concessões, que deve sair no próximo mês do Ministério do Planejamento.

O secretário-executivo da pasta, Dyogo Oliveira, afirma que o país possui capacidade para financiar os investimentos, mas o problema encontra-se no tempo. “Temos funding, capacidade de operação, instrumentos, base legal. Temos toda uma infraestrutura para a emissão de instrumentos de crédito. Mas não temos prazo. Nosso mercado de capitais está, por razões históricas, habituado a ter muita liquidez”, resumiu. “Assim, as maiores parcelas de recursos vêm de fontes públicas”.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ainda será a principal fonte de recursos para a execução dos projetos. No entanto, a estratégia será vincular os recursos com a emissão de debêntures, títulos de dívida de médio e longo prazo. Espera-se estimular o acesso ao mercado de capitais privados com isso.

Outra proposta que vem sendo analisada é uma linha de crédito contingente que ficaria disponível ao executor do projeto para prevenir o esvaziamento de caixa.

R$ 611 bihões
De acordo com o presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, a instituição dispõe de R$ 611 bilhões para os próximos quatro anos. O montante pode ser destinado para obras em rodovias, portos, aeroportos e outras áreas.

Coutinho reforçou o desafio de alavancar os financiamentos de infraestrutura utilizando o mercado de capitais e, por outro lado, criar 

Fonte:Radar Nacional