Precificação de seguros x segurança pública é tema de debate

O Núcleo de Corretores de Seguros da Ajorpeme realizou nesta terça-feira, 12, um painel sobre precificação de seguros x segurança pública.

Este foi ministrado pelo vice-presidente do núcleo, Thiago Rieper e contou com a participação do Sr. Edgar Anuseck, representando o Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina e do presidente do núcleo de segurança da Ajorpeme, Osni Amaral.

Edgar Anuseck falou sobre os princípios do seguro e em especial sobre o mutualismo, ou seja, quanto mais pessoas segurarem os seus bens, menores serão os custos dos seguros. Apresentou também números importantes sobre a quantidade de pessoas e empresas que protegem seus bens no Brasil, comparadas com países desenvolvidos, demonstrando que a cultura brasileira para o seguro ainda é muito pequena. Também falou sobre as tragédias ocorridas em Xanxerê, dentre outras, e que as pessoas que seguraram seus bens, terão melhores condições financeiras para retomarem as suas vidas.

Osni Amaral falou sobre o projeto de segurança que o núcleo desenvolveu e que ajudará a polícia militar em seu trabalho de proteção das pessoas e seus bens. A repercussão foi muito boa entre os participantes e representantes das seguradoras.

Segundo Lucimar Santos, presidente do núcleo de corretores de seguros, o evento foi um sucesso e teve um público de 90 pessoas, formado por corretores de seguros, associados e representantes das principais seguradoras do mercado. “O debate serviu para ajudar a disseminar a cultura do seguro nos participantes, pois em Joinville somente 21% das pessoas possuem seguro de automóvel, 12% seguro de residência e menos de 10% seguro empresarial, enquanto que nos países desenvolvidos, embora o risco de roubos, furtos, incêndios dentre outros, seja menor, as pessoas tem a preocupação de preservar os seus bens, adquiridos com tanto esforço, empenho e dedicação. A média mensal de roubo de automóveis em Joinville é de aproximadamente 170, sendo a maior do estado. No Canadá, por exemplo, uma pessoa não pode adquirir um automóvel sem que contrate o seguro do bem”, destacou Santos.

Fonte: Ajorpeme