Programa de Bem com a Vida ressalta importância da saúde familiar

O SindsegSC – Sindicato das Seguradoras estreou o seu novo programa, focado na saúde e na prevenção, trazendo informações relevantes a comunidade e chamando a atenção para a importância do conhecimento de nosso corpo como uma forma de nos proteger de doenças.

Esse é o De Bem com a Vida, que com apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, realizou a sua primeira palestra no dia 20 de maio, em Criciúma, com a profissional Maria Luiza de Melo Naspolini. A convidada iniciou sua experiência na entidade em 1997 e já ocupou o cargo de tesoureira em três gestões, além de ter ocupado o cargo de Presidente nos últimos dois biênios 2011/2012.

O tema da palestra foi Mitos e Tabus da Saúde em Família tratando principalmente na saúde da mulher e do homem,  uma das doenças que mais matam no Brasil.

O Câncer de Mama é o nome dado para um conjunto de mais de 100 doenças que caracterizam o crescimento de células anormais, designadas malignas.

O exame mais utilizado para a detecção do câncer é a mamografia, que utiliza de baixas doses de raio-x, e possibilita a construção de imagem digital em computador onde pode ser visualizada e manipulada por contraste. Outro teste realizado é a ultrassom que é utilizado para avaliar irregularidades encontradas na mamografia.

Fatores de Risco

A palestrante em seguida citou os principais elementos que podem ser causa do desenvolvimento da doença, são elas:

• Hereditariedade
  • Idade - a chance de desenvolver a doença aumenta com a idade
  • Histórico médico – Quem já teve câncer em uma das mamas tem mais chances de desenvolver a  doença na outra mama, ou em outra parte do corpo
  • Histórico Menstrual – mulher com ciclo menstrual precoce, antes dos 12 anos, ou menopausa tardia, após os 50 anos
  • Anticoncepcionais orais

Sintomas

Os principais sintomas do câncer de mama são:

• Alteração de forma ou tamanho da mama
  • Vermelhidão, dor, inchaço ou calor na pele da mama
  • Nódulo ou caroço que está sempre presente e não diminui de tamanho
  • Inchaço e nódulos frequentes na axila
  • Mama maior que a outra, assimetria
  • Presença de sulco, como um afundamento de uma parte da mama
  • Endurecimento da pele da mama, com textura semelhante à casca de laranja
  • Coceira frequente
  • Formação de crosta ou feridas na pele junto do mamilo
  • Liberação de líquido pelo mamilo

Como se prevenir

• Autoexame mensal nas mamas (faça-o logo depois da menstruação, se você não menstrua mais,  escolha um dia fixo no mês)
  • Exame médico periódico das mamas feito pelo médico pessoal, lembre-se o autoexame não substitui o exame médico
  • Mamografia para mulheres acima dos 40 anos
  • Esta alerta para qualquer mudança nas mamas

Maria Luiza esclarece em seguida as leis relacionadas à doença, citando principalmente a Lei 11664/08 de 29 de abril de 2008, que regulamenta que acima de 40 anos a mamografia pode ser realizada através do SUS (Sistema Unificado de Saúde).

Após a apresentação de Maria Luiza, a integrante da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma, Sandra Mara Machado, foi convidada ao palco para esclarecer aspectos do HPV, o Papiloma Vírus Humano e o Câncer do Colo Uterino .

O HPV é um vírus que infecta a pele e a mucosa, sendo considerado a doença sexualmente transmissível mais comum, tendo mais de 200 tipos. O homem é o único hospedeiro do agente infeccioso transmite a doença com a penetração do vírus em área de micro traumas durante a relação sexual com parceiro contaminado.

Os tipos de HPV relacionados com o Câncer Uterino são 16, 18, 31, 33, 45, 58. Esse câncer é a 4º causa de morte de mulheres no Brasil, com cerca de 50 mulheres diagnosticadas e 13 mortes por dia. Dados apontam que 90% de todos os tumores do colo uterino são decorrentes do HPV.

Depois de terminada sua apresentação Sandra respondeu questionamentos e agradeceu aos convidados.

Ao encerrar o evento o presidente do SindsegSC – Sindicato das Seguradoras Paulo Lückmann, agradeceu todos os participantes presentes que prestigiaram o evento, à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma, e em especial a Presidente da entidade Joanilda Medeiros de Oliveira, e as palestrantes Maria Luiza de Melo Naspolini e Sandra Mara Machado.

Complementou citando “Obrigada por compartilhar um conhecimento que pode salvar a vida de muitas pessoas”.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras