Seguradora Zurich oferece 7,7 mil milhões pela RSA

A seguradora Zurich, a maior da Suíça, propôs comprar a britânica RSA por 5,6 mil milhões de libras (cerca de 7,7 mil milhões de euros).

A decisão encerra um mês de especulação sobre se a Zurich iria oferecer para a empresa e ocorre no último dia do prazo para a seguradora apresentar uma oferta. A concretizar-se, a compra será a maior da Europa no sector segurador este ano.

A britânica RSA está disposta a recomendar uma oferta de 550 pence por acção aos seus accionistas, desde que os termos acordados sejam satisfatórios, segundo um comunicado. Os reguladores do Reino Unido deram à Zurich até 22 de Setembro para fazer uma oferta firme.

Pensamos que este é um preço razoável, disse Ming Zhu, analista da Canaccord Genuity em Londres, citado pela Bloomberg. A RSA fez algum progresso forte no primeiro semestre de 2015. Isso proporciona algum conforto aos accionistas Zurique, acrescentou.

A RSA subiu 0,8 pence para 495 pence na bolsa de Londres na segunda-feira, avaliando a companhia em 5 mil milhões (cerca de 7 mil milhões de euros). As acções subiram tanto quanto em 4 de Agosto, quando se especulava que seria assinado um acordo.

A compra da RSA permitiria à Zurich expandir-se no Reino Unido e na América Latina, bem como a ter acesso às unidades rentáveis da Escandinávia e do Canadá, numa altura em que o seu próprio lucro está em declínio.

A seguradora RSA tem mais de 17 milhões de clientes e está presente em 140 países (Portugal não está incluído). A empresa britânica tem cerca de 20 mil funcionários. Em Março de 2009 anunciou que iria demitir mais de 1.200 trabalhadores no Reino Unido. Um dos motivos foi a queda das acções da empresa.

Fonte: Revista Cobertura Mercado de Seguros | Econômico