Lucro líquido da Tokio Marine cresce 13,5% no primeiro semestre

Após registrar o melhor desempenho de sua história no Brasil em 2014, a Tokio Marine Seguradora, subsidiária de um dos maiores grupos do mercado de seguros no mundo, continua a se destacar com excelentes resultados no mercado segurador nacional. Nos seis primeiros meses de 2015, a empresa registrou expressivo crescimento de 22% no prêmio emitido sobre o mesmo período do ano passado, com uma receita líquida de R$ 1,89 bilhão. O Índice Combinado foi de 99,5% e o Lucro Líquido de R$ 74,3 milhões, 13,5% maior do que o primeiro semestre de 2014.

“Os números comprovam que estamos no rumo certo para alcançar as metas do Plano Avançar, que prevê um crescimento médio de 15% ao ano até 2017”, diz o presidente da Companhia, José Adalberto Ferrara. No geral, o desempenho no primeiro semestre deste ano foi 22% maior, enquanto o crescimento do mercado foi de 5%, sem VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). 

Além de apresentar bons resultados operacionais e financeiros, a Seguradora registrou redução de 0,9 ponto percentual nas despesas de comercialização, se comparado com os seis primeiros meses de 2014. O percentual do 1º semestre de 2015 foi de 18,7% contra 19,6% do mesmo período do ano anterior. Em 30 de junho de 2015, o Patrimônio Líquido foi da ordem de R$ 1.024,4 milhões, contra R$ 914,9 milhões de dezembro do ano anterior.

Há três anos consecutivos, a carteira de Automóvel da Companhia tem obtido o maior crescimento do mercado brasileiro, e o bom desempenho se manteve no primeiro semestre de 2015. Nesse período, o resultado foi 26,8% superior ao do ano passado, enquanto o mercado cresceu 5,5%. Atualmente, a Tokio Marine ocupa a sétima posição no ranking nacional desse segmento. Já na carteira de Ramos Diversos Massificados, o destaque foi o produto Condomínio, que teve um crescimento de 42,5% em relação ao mesmo período de 2014. O dado coloca a Companhia como a quinta maior do mercado nessa modalidade. “O excelente resultado é reflexo dos investimentos contínuos e do cuidado com a qualidade do atendimento aos Corretores e Segurados, além do compromisso em oferecer produtos, serviços e processos inovadores”, explica o presidente.

Outro resultado importante da Diretoria de Produtos Massificados foi o do segmento de Pessoas, que cresceu 15,8% no semestre, enquanto o mercado subiu 9,6%. A meta da Tokio Marine é ser uma das cinco maiores empresas independentes de Vida em Grupo e figurar entre as dez maiores Seguradoras de Pessoas do País até 2018, de acordo com as diretrizes do Plano Avançar. A Companhia também registrou um bom desempenho no segmento Afinidades. O produto Garantia Estendida, por exemplo, teve um desempenho 200,3% superior em relação ao primeiro semestre do ano passado.

Em uma clara demonstração de solidez, a Diretoria de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine cresceu 37% no primeiro semestre de 2015, enquanto a média do mercado foi de 1,6%. O prêmio emitido líquido no período foi de R$ 485 milhões. Com esses números, o market share da Seguradora passou de 3,9% para 5,3%.

“Entre as carteiras, o destaque absoluto é a de Garantia, que cresceu 547% nesse período. Com esse resultado, a Companhia passou do 14º para o 10º lugar no ranking nacional. Outros excelentes desempenhos foram registrados nas carteiras de Riscos Nomeados (110,8%), RC Geral (108,9%), Aeronáutico (102,7%) e Riscos de Petróleo (97,9%)”, afirma Ferrara.

O Produto Empresarial teve um desempenho 40,7% superior ao do primeiro semestre do ano passado. No consolidado de Transportes, o desempenho da Seguradora foi 11% maior nos seis primeiros meses de 2015, com destaque para o crescimento de 82,3% no segmento Internacional.

Segundo o executivo, a Companhia também está focada em desenvolver mais produtos específicos e customizados voltados a determinados nichos, como o segmento de pequenas e médias empresas. A estratégia consiste em crescer organicamente, sustentada pelos pilares de qualidade e compromisso do time de Colaboradores, qualidade dos produtos e, especialmente, qualidade na entrega dos serviços.

“O trabalho da Tokio Marine é feito com base em seis valores difundidos por toda a Companhia: respeito, ética, transparência, trabalho em equipe, excelência em produtos e serviços e compromisso com a satisfação dos 3C´s: Colaboradores, Corretores e Assessorias e Clientes. Queremos contribuir para o crescimento do mercado de seguros no Brasil”, finaliza o presidente.

Sobre a Tokio Marine Seguradora

A Tokio Marine Seguradora S.A. é subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês. Fundada em 1879, possui operações em 38 países e tem sua matriz mundial localizada em Tóquio, no Japão. No Brasil desde 1959, a Tokio Marine Seguradora coloca à disposição do mercado brasileiro um amplo leque de soluções para Clientes Pessoa Física e Jurídica. O portfólio de Produtos Massificados contempla os seguros de Automóvel, Frotas, Residencial, Condomínio e Equipamentos, além dos seguros de Vida, Acidentes Pessoais e Prestamista para Empresas. Já a carteira de Produtos Corporativos inclui Seguros para Pequenas, Médias e Grandes Empresas, Transportes, Riscos de Engenharia, Riscos Nomeados e Operacionais, Garantia, Responsabilidade Civil, Equipamentos, Náutico e Embarcações.

Fonte: PLANIN - Assessoria de Imprensa da Tokio Marine Seguradora