Liberty Seguros divulga resultado da pesquisa sobre mobilidade urbana

A Liberty Seguros acaba de divulgar o resultado de uma pesquisa sobre mobilidade urbana realizada em parceria com o Instituto Teor Marketing. O intuito foi entender as implicações do tema para a população das principais capitais do Brasil, entre elas, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Um dos questionamentos para os entrevistados foi a descrição da cidade ideal e, para 82% dos entrevistados, ela apresenta características de uma cidade compacta, onde moradia, trabalho e compras estão próximos de casa. Mulheres e pessoas acima de 31 anos são as que mais almejam viver em cidades desse estilo, mesmo que isso represente abrir mão de algumas conquistas.

Para José Mello, superintendente de Inteligência de Marketing e Inovação da Liberty Seguros, “o desejo de viver em cidades compactas é evidente em resultados como estar perto do trabalho e áreas de lazer, a disposição de se deslocar a pé ou de bicicleta, a vontade de usufruir mais dos espaços públicos, a intenção de compartilhar mais e possuir menos bens.”

O estudo revela que o Rio de Janeiro segue algumas das condições consideradas para uma cidade compacta. Confirmando um resultado obtido na pesquisa realizada em 2014, para 81% dos entrevistados o local de lazer ideal é próximo de casa e ao ar livre. Esse índice reflete o desejo de estender os espaços das casas, que vem diminuindo principalmente nas áreas centrais das cidades, e de retomar o espaço público.

No que diz respeito à mobilidade no cotidiano, a pesquisa deste ano confirmou a diminuição do uso do carro. Em 2014, 50% dos entrevistados realizavam seus deslocamento diários de carro. Neste ano, o número caiu para 36%, sendo que houve um aumento do uso da bicicleta e dos deslocamentos feitos a pé.

A moradia ideal também foi um dos assuntos abordados na pesquisa. Os resultados mostraram um equilíbrio entre aqueles que preferem viver em um apartamento com varanda grande e ter opções de lazer no condomínio (33% dos entrevistados), em casa ou apartamento menores, mas próximos dos locais de estudo ou trabalho (28%) ou morar em uma casa espaçosa e afastada do trabalho (28%). Para escolha do local, a proximidade dos meios de transporte e prática de atividades físicas foram os indicadores principais para 27% e 23% dos paulistanos, respectivamente.

“A pesquisa comprova que o desejo de viver melhor está disseminado entre os habitantes das cidades e é muito semelhante, mesmo em partes diferentes do Brasil. Com ações voltadas para a mobilidade urbana, a Liberty Seguros apoia e faz parte dessa transformação”, finaliza José Mello.

Um infográfico com informações sobre a pesquisa está disponível no link: http://www.libertyseguros.com.br/Clippings/Pesquisa%20Cidades%20Compactas%202015.pdf

Fonte: CQCS