Segundo Ipea, cada acidente rodoviário custa quase R$ 73 mil ao Brasil

Nesta quarta-feira (23), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou números de um estudo feito com base nos dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que mostram que o Brasil gasta em média R$ 72,7 mil para cada acidente ocorrido nas rodovias federais. Só no ano passado, foram registrados 169 mil acidentes e 8.227 mortes (quase 23 por dia).

O levantamento, de nome "Acidentes de Trânsito nas Rodovias Federais Brasileiras: Caracterização, Tendências e Custos para a Sociedade", aponta que, em 2014, o custo total com mortos, feridos e danos materiais foi de R$ 12,3 bilhões (como mostra o gráfico abaixo), gasto que pode chegar a R$ 40 bilhões quando somados aos acidentes em rodovias estaduais e municipais.

O gasto médio de cada acidente no país varia de acordo com sua gravidade. No caso dos acidentes sem feridos, por exemplo, o custo é de R$ 23 mil para cada um deles; em um com vítima ferida, o gasto sobe para R$ 90 mil; para os acidentes com morte, o custo médio é de assustadores R$ 646 mil. No ano passado, este tipo de acidente correspondeu a apenas 5% do total de ocorrências, mas representou 35% dos gastos totais.

Para calcular estes valores, o Ipea levou em consideração que 64,7% dos custos estavam ligados às vítimas dos acidentes, isto é, aos cuidados com sua saúde e perda de produtividade no trabalho devido às lesões ou morte. Outros 34,7% eram relacionados aos automóveis, como gastos com danos materiais e perda de cargas, além dos procedimentos de remoção dos veículos acidentados.

Número de acidentes

Na última década, o Brasil registrou um aumento de 50,3% no número de acidentes e de 34,5% no de mortes nas rodovias federais. Apesar do aparente crescimento, a taxa de acidentes, na verdade, caiu - isso porque houve um aumento de 136% na frota nos últimos dez anos.

Em 2014, foi registrada uma média de 463 acidentes por dia. Ao todo, 301 mil veículos se envolveram e dois terços dos acidentes com vítimas fatais aconteceram nas zonas rurais. De acordo com o levantamento, 20,3% dos acidentes com mortes foram causados por falta de atenção e outros 13,1% por velocidade incompatível.

Apesar de os automóveis estarem envolvidos na maior parte dos acidentes, aqueles com motocicletas são proporcionalmente mais letais. Eles correspondem somente a 18% do total, mas em termos de mortes, estão relacionados a 30% do número absoluto e a 40% de todas as lesões graves.

Fonte: Quatro Rodas

Últimas notícias: Crianças estão morrendo ou ficando inválidas em acidentes com motocicletas. Vamos mudar isso!
                           Novo Código do Processo Civil reflete o novo direito brasileiro​
                           Indústria se conecta para seguir o novo sonho do carro próprio