Como evitar ataques de hackers à sua frota

Recentes notícias de um fabricante que fez o recall de mais de 1 milhão de carros de um mesmo modelo, logo após hackers divulgarem como invadir um sistema de conectividade automotivo, colocaram em alerta o segmento de logística, em que empresas utilizam a tecnologia de telemetria para gerir suas frotas.

Os automóveis conectados são uma novidade que chega agora ao grande público, mas o conceito já existe há alguns anos e é amplamente utilizado por equipes que atuam com veículos em campo, como prestadores de serviço de TV a cabo, telefonia ou energia elétrica, além de viações de ônibus e principalmente caminhões.

Fornecedores de tecnologia têm trabalhado incessantemente para desenvolver o conceito do caminhão conectado de uma forma não intrusiva, para um mercado exigente que depende dessa tecnologia profissionalmente. Mas, para que os gestores fiquem tranquilos, é preciso optar por tecnologias que ofereçam itens que aumentam a segurança. Como estas três que você confere a seguir:

·    Isolamento do veículo – O barramento CAN (Controller Area Network), que envia informações como a posição, a aceleração e a velocidade do veículo em tempo real, requer a integração com diversos componentes do veículo. Diante de tamanha responsabilidade, é fundamental que os fornecedores de tecnologia desenvolvam soluções com isolamento de leitura como garantia de integridade, permitindo acesso às informações sem a possibilidade de interferência no conteúdo. Para veículos de pequeno porte isso também é possível, mas existem diversos produtos no mercado (after market) que não se preocupam com essa proteção. As montadoras não são oriundas deste mercado, e dificilmente contam com equipes dedicadas exclusivamente à segurança de dados. Por esse motivo, oferecem um produto final com sistema de conectividade básico e padronizado, que pode ficar sujeito a vulnerabilidade.

·    Redes privadas – O sistema de conectividade deve priorizar a segurança, tanto para hardware quanto para o firmware, ainda mais em uma era em que já se permite o envio de comandos para o veículo, tais como mensagens para o condutor, travamento do baú ou até o bloqueio do motor. Assim, ganham importância soluções como VPN – redes privadas dos clientes, que são mais confiáveis do que dados trafegados livremente pela Internet, tornando-se indispensáveis para operações de alto valor e risco.

·    Soluções exclusivas – Soluções de grande escala e que não permitem atualizações remotas, quando comprometidas, facilitam o acesso a milhares de possíveis alvos, principalmente devido à rápida disseminação da falha através da internet. Quando se trata de segurança, soluções originais do mercado de software e embarcados, já discutidas e aplicadas em diversos mercados, vão ser de extrema importância e ponto de investimento para os automóveis que quiserem se diferenciar no futuro.

TEXTO: Vinicius Bernardi é líder de Inovação da Maxtrack, empresa de rastreamento e telemetria.

Fonte: Cesvi Brasil