Pesquisa da CNseg aponta amadurecimento do setor na direção do desenvolvimento sustentável

Durante o último Insurance Service Meeting, evento da CNseg ocorrido entre  06 a 08 de novembro, em Angra dos Reis, reunindo lideranças do mercado segurador e os executivos responsáveis pelas áreas de Tecnologia da Informação e de Negócios das seguradoras, a Confederação realizou uma pesquisa para avaliar a percepção do setor sobre  as questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG).

Contando com sete questões, a pesquisa foi realizada por meio da ferramenta online SurveyMonkey, tendo sido respondida por 107 participantes.

Entre os resultados apontados, constatou-se que 93% dos entrevistados concordam que uma boa gestão de questões ASG gera impactos em relação à reputação e a resultados financeiros para as seguradoras.

As respostas também indicaram uma maior preocupação dos profissionais com a inclusão financeira e acesso ao seguro, transparecendo a percepção usual de que no Brasil a cultura de seguros é incipiente.

Quando questionados a respeito da área em que as questões ASG mais impactam, quase metade (48%) respondeu que era em estratégia e gerenciamento de riscos.

Curioso perceber que, para os entrevistados, são os consumidores os agentes com maior capacidade de incentivar as seguradoras a promover com mais intensidade as questões ambientais, sociais e de governança.

Por fim, quando questionados a respeito da forma com que a CNseg poderia ser mais útil na ajuda às empresas no gerenciamento das questões ASG, 46% respondeu que seria compartilhando pesquisas, modelos, análises,  ferramentas e sistemas de quantificação.

Esta não foi a primeira pesquisa realizada pela CNseg sobre o tema. Em 2012, ano de lançamento dos Príncipios de Sustentabilidade em Seguros (PSI), foi realizada uma semelhante, possibilitando-se que, na comparação, fosse percebido um amadurecimento das lideranças do setor na direção de um desenvolvimento sustentável.

Ainda durante o Insurance Service Meeting, a CNseg também distribuiu um folheto onde reforça a necessidade da indústria de seguros não só incorporar boas práticas de gestão ASG, como também induzi-las nas operações de parceiros comerciais, clientes e em toda a cadeia de valor do seguro. O folheto ainda lista as principais ações desenvolvidas pela Comissão de Sustentabilidade da Confederação.

>> Para acessar a íntegra do relatório produzido, com todas as respostas, clique aqui

>> Para acessar a íntegra do folheto distribuído, clique aqui

Fonte: CNseg Sustentabilidade em Seguros