Dicas para uma viagem de fim de ano tranquila

O final de ano é esperado por muitas famílias em virtude das datas festivas e das férias. É o momento que procuram por passeios e viagens a fim de se divertir e relaxar. E para garantir que imprevistos não atrapalhem o lazer, o ideal é que os viajantes contratem um seguro viagem.

De acordo com a superintendente de Vida e Previdência da Porto Seguro, Fernanda Pasquarelli, este tipo de seguro é de extrema importância para evitar transtornos desnecessários. "Aconselhamos que o seguro viagem seja um dos primeiros itens a ser lembrado ao definir as férias, pois com ele, é possível se precaver em casos de acidentes, doenças, extravios de bagagens, perda de documentos, entre tantos outros fatores invariáveis".

É preciso, porém, ficar atento na hora de adquirir o produto. Ao contratar um seguro viagem é analisado o perfil de quem irá viajar, a fim de que o seguro seja o mais personalizado possível. É considerado o período da viagem, o destino, as atividades desenvolvidas no local, se haverá muitas compras e o motivo da viagem.

Para a entrada na maioria dos países de origem europeia, é obrigatório por lei que o viajante possua uma assistência viagem com o valor mínimo de 30 mil euros para garantir assistência médica nos casos de acidente e/ou doença.

As assistências também são importantes, já que tem como função custear despesas decorrentes de imprevistos durante a viagem, como assistência médica emergencial em caso de acidentes, assistência odontológica, farmacêutica, funerária, visita de uma pessoa ao viajante hospitalizado, extensão do período de internação, remarcação de passagem, entre outros.

Fonte: ONSV - Observatório Nacional de Segurança Viária