Você conhece as leis da física que podem ser aplicadas no trânsito?

Você sabia que a física ajuda a explicar diversos aspectos do trânsito? Por exemplo, a 1ª Lei de Newton descreve o princípio da inércia, ou seja, todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme (MRU), a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele. Isso explica a necessidade de usarmos o cinto de segurança. Em um acidente, o nosso corpo é projetado para frente porque, quando estamos trafegando dentro de um veículo, estamos em MRU, e como o movimento em uma situação dessas é interrompido bruscamente, tendemos a continuar em velocidade constante, sendo arremessados para a frente ou chacoalhando dentro do automóvel.

E você já ouviu falar de força centrífuga? Ao fazermos uma curva sentimos o efeito dela, que joga o veículo para fora, facilitando saídas de pista e capotagens. Quanto mais elevada a velocidade, maior será a aplicação dessa força e, por isso, devemos diminuir quando entramos numa curva, principalmente se ela for acentuada.

Já a força de atrito é muito importante não só para o deslocamento do veículo, como também para a ação de frear. A intensidade dessa força depende não só da massa do automóvel, como também do tipo de material e conservação das superfícies de contato. Por isso é muito importante  fazer uma manutenção periódica dos pneus e verificar a calibragem.

As regras de trânsito foram criadas levando em consideração esses e outros aspectos. Elas tem um propósito para existir. Respeitar a sinalização é uma maneira de garantir ainda mais a sua segurança e dos demais usuários das vias. Seja consciente!

Fonte: Equipe DPVAT