Perdas com Transporte de Carga é preocupação crescente entre empresários brasileiros

Os gestores de PMEs nacionais têm dado maior atenção aos possíveis danos sofridos na frota e no transporte de cargas, identifica a Pesquisa Global Zurich realizada com 200 empresas no Brasil. No total 3 mil gestores ao redor do mundo foram entrevistados (200 de cada um dos 15 países participantes). A Pesquisa, anual, está no seu terceiro ano consecutivo.

“A distribuição das mercadorias no território brasileiro é efetuada principalmente pelo transporte terrestre. Hoje 66% das cargas são distribuídas por caminhão, e o empresário precisa estar atento na contratação do agente transportador observando a sua tradição em transportar o tipo de mercadoria e nas principais rotas, além de exigir motoristas qualificados e caminhões apropriados”, afirma Paulo Alves, Diretor de Linhas Comerciais da Zurich Brasil.

“O Brasil sofre muito não somente com o roubo de carga, mas também com os acidentes. Entre as muitas razões deste cenário, posso destacar a péssima qualidade das estradas brasileiras, idade média da frota de caminhão acima de 15 anos elevada principalmente pelos transportadores autônomos, a falta de preparo e planejamento do motorista para a jornada de trabalho, poucos locais apropriados para descanso e pernoite além do gargalo logístico que torna o frete oneroso”, lista Paulo Alves.

Diante deste cenário, cresce a importância de um seguro como o da Zurich, que tem abordagem consultiva para minimizar riscos. “Tendo como missão auxiliar o cliente a entender e se precaver de riscos, a área de gerenciamento de riscos da Zurich disponibiliza aos consumidores uma consultoria profunda que identifica pontos frágeis e apresenta soluções para minimizá-los”, destaca o Diretor.

A Zurich, seguradora global com 143 anos de existência, atuação em mais de 170 países e mais de 70 anos de experiência no mercado do Brasil, divulga os resultados da Pesquisa por entender que o compartilhamento de informações resulta na melhor compreensão sobre os serviços que o mercado segurador disponibiliza. “Informações constroem a cultura, e a cultura do seguro tem ainda área para crescer”, afirma Emanuel Baltis, CEO de Global Corporate para o Brasil.

Sobre a Pesquisa:
A Zurich, empresa global de seguros que atua em mais de 170 países, tem 143 anos de existência e mais de 70 anos de experiência no mercado do Brasil, disponibiliza os dados de ampla pesquisa realizada com três mil pequenas e médias empresas de 15 países.

A intenção da pesquisa – e da divulgação dos resultados – é elencar informações sobre expectativas do mercado, de modo a colaborar com a tomada de decisões mais assertivas.  Foram entrevistados executivos de PMEs de diferentes setores, que apontaram expectativas e receios para os 12 meses seguintes à pesquisa.

Realizada anualmente, e em diversos países, a pesquisa também estabelece comparativos e aponta caminhos que as entrevistadas pretendem seguir. Em cada país participaram 200 PMEs.

A análise foi executada pela empresa global de pesquisa GfK entre os meses de julho e agosto de 2015. Foram entrevistados executivos de 3.00 pequenas e médias empresas (0-250 empregados em tempo integral). Entre eles CEO / Proprietários, Gerentes Gerais, CFO / Tesoureiros, COO / Chefe de Operações por país foi incluído. A pesquisa foi realizada com PMEs de 15 países: Alemanha, Áustria, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Hong Kong, Irlanda, Itália, Malásia, Marrocos, México, Portugal, Suíça, Turquia.

Os líderes das 3.000 empresas foram convidados a identificar até três ações e três desafios vislumbrados para o seu negócio nos 12 meses seguintes. Zurich e GfK continuam acompanhando as PMEs na intenção de compreender como os desafios estão sendo geridos. A decisão da Zurich em investir nesta ampla pesquisa corrobora seu empenho em entender e contribuir com o mercado.

Sobre a Zurich
Zurich Insurance Groupé uma seguradora líder que opera em mercados globais e locais. Com mais de 55 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de soluções de seguro Vida e não-Vida. Entre os clientes da Zurich estão particulares, pequenas, médias e grandes empresas, incluindo multinacionais, em mais de 170 países. O Grupo foi fundado em 1872 e está sediado em Zurique, Suíça. O Zurich InsuranceGroupLtd (ZURN) está listado no SIX Swiss Exchange e tem o nível I no programa American DepositaryReceipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Para mais informações sobre a Zurich, consultar www.zurich.com.

Sobre a Zurich Brasil

A Zurich Seguros soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 70 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal adquirida nos 170 países em que atua. Fundado há 143 anos na Suíça (em 1872), o Grupo Zurich atesta solidez financeira e segue o rigoroso padrão europeu em sua Política Global de Atendimento. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil no topo de sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado.

Fonte: B9B