Grupo BB e Mapfre patrocina curioso universo de esculturas hiper-realistas de Patricia Piccinini

Depois de passar por São Paulo, chegam ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília as figuras criadas por Patricia Piccinini, um dos grandes destaques da produção contemporânea australiana.

Intitulada ComCiência, a primeira exposição individual de Patricia no Brasil reúne alguns de seus principais trabalhos, como Big Mother (uma figura agigantada que se assemelha a uma macaca e amamenta um bebê); The Conforter (menina coberta de pelos que acalenta um pequeno ser, de pele macia e pés fofos como um bebê humano, mas com boca gigante e sem olhos) e ainda The Observer (2010), um curioso menino que observa o mundo do alto de uma pilha inclinada de cadeiras.

As obras, criadas em seu ateliê em Melbourn, foram trazidas ao país com apoio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, que desde 2012 tem apoiado e viabilizado exposições de grande relevância cultural, como “Picasso e a Modernidade Espanhola” e “Salvador Dalí”, em 2015, além de em 2015, além de “Mestres do Renascimento” (2013) e “Impressionismo: Paris e a Modernidade” (2012).

“Esta é mais uma iniciativa cultural apoiada pelo BB E MAPFRE, levando arte de qualidade para a população brasileira”, afirma  Gilberto Lourenço, diretor geral de Administração, Finanças e Marketing do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

“Nosso objetivo é investir na disseminação de cultura, contribuindo para que cada vez mais pessoas tenham acesso e contato com obras e artistas. Dessa maneira, reafirmamos o nosso compromisso com a sociedade e com a preservação da arte, incentivando grandes transformações sociais e culturais”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do GRUPO BB E MAPFRE.

Feito a partir de fibra de vidro, silicone e cabelos humanos, o trabalho de Patricia mostra o real em contraponto ao artificial, à medida que criaturas estranhas aparecem ao lado de humanos hiper-realistas.

Um jogo que atrai não apenas pelo virtuosismo técnico, mas sobretudo porque desperta no espectador uma série de indagações acerca do mundo contemporâneo, dos efeitos da ciência e dos limites morais e éticos do ser humano.

“Trata-se de uma obra sobre a aceitação”, diz o curador Marcello Dantas. “A ideia é permitir-se contato com a essência desses personagens”, explica ele, que concebeu o sistema de visitação à exposição com a colaboração estreita da artista australiana.

O incômodo provocado pelos monstrengos de silicone concebidos por Patricia nos mostra sobre nossos próprios sentimentos, ampliando nossa compreensão sobre questões complexas e delicadas como a imposição de padrões de beleza, o racismo e a xenofobia.

Não à toa a artista costuma dizer que seu mundo é mais repleto de perguntas do que de respostas. “Sou interessada em descobrir o sentido do que é ser humano no âmbito da engenharia genética e da biotecnologia, e como essas tecnologias influenciam a maneira como nos relacionamos com o mundo. O mundo que crio existe em algum lugar entre o que conhecemos e o que está quase sobre nós (a imaginação, ou o futuro). Minhas criaturas, apesar de estranhas e por vezes inquietantes, não são assustadoras. Em vez disso, é a sua vulnerabilidade que muitas vezes vem à tona. Elas pedem que as olhemos além de sua estranheza, nos convidando a aceitá-las. Somos cercados por modificações genéticas escondidas em nossos alimentos e animais, sem ao menos dar conta! Eu não induzo o visitante a pensar qualquer coisa sobre engenharia genética, mas pergunto como eles se sentem frente a essas possibilidades”, explica.

O trabalho de Patrícia já foi levado a inúmeras galerias ao redor do mundo, com grande destaque nas Bienais de Liverpool, Berlim, Havana e Veneza.

ComCiência - Patricia Piccinini

CCBB Brasília

SERVIÇO:
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22

CEP: 70200-002 | Brasília (DF)

Tel.: (61) 3108-7600

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

De 21 de janeiro a 04 de abril

Curadoria: Marcello Dantas

PROGRAMAÇÃO
Dia 20 de janeiro: Voo do balão sobre Brasília (Esplanada dos Ministérios, 16h30)
Dia 21 de janeiro, aberta ao público
Dia 23 de janeiro: Palestra aberta ao público da artista Patrícia Piccinini (Teatro I, 19h30; distribuição de senhas uma hora antes do evento)
Dia 23 de janeiro: Balão estará exposto nos jardins do CCBB

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE
Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE conta com mais de 6 mil colaboradores e mais de 41 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal. O modelo de gestão do GRUPO é baseado no conceito de sustentabilidade e está alinhado ao PSI – Princípios para Sustentabilidade em Seguros, da ONU.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa