Conheça algumas curiosidades das leis de trânsito americanas

A legislação de trânsito varia de um país para o outro e, se você planeja viajar para o exterior e pretende dirigir por lá, é importante pesquisar sobre o assunto com antecedência. E fique atento: em muitos países você só poderá conduzir um veículo se possuir a Pemissão Internacional para Dirigir, que deve ser obtida no DETRAN de sua cidade.

Nos Estados Unidos por exemplo, em alguns estados, a idade mínima para dirigir é 16 anos. Porém, para alugar um carro, geralmente é necessário ter mais de 25 anos, embora algumas locadoras disponibilizem veículos para pessoas abaixo dessa idade cobrando uma taxa extra.

Também é comum que em alguns estados seja permitido dobrar à direita mesmo quando o semáforo estiver vermelho, desde que o veículo também esteja à direita da pista. A permissão estará sinalizada em uma placa “Right Turn on Red” e é preciso certificar-se que o trânsito está livre antes de fazer a conversão.

Outra curiosidade é com relação aos ônibus escolares. Quando o veículo estiver parado e as crianças descendo, uma plaquinha de “STOP” ficará aberta e todos os carros devem parar e esperar que o motorista recolha essa sinalização.

As leis americanas também são um pouco diferentes das brasileiras com relação à álcool e direção. Em alguns estados há uma pequena tolerância, porém é proibido que qualquer ocupante de um carro – mesmo o passageiro – consuma bebida alcoólica dentro do veículo. Inclusive, não é permitido levar latas ou garrafas abertas de bebida dentro do carro.

Esteja bem informado sobre regras de trânsito sempre que for visitar um novo país para evitar contratempos. A segurança deve vir sempre em primeiro lugar em qualquer local do mundo!

Fonte: Equipe DPVAT

Últimas notícias: Novidades no mês das mulheres
                               Reservas da Capitalização atingem R$ 31 bilhões
                               Manual ajuda apoiador a organizar o Maio Amarelo. Veja como é fácil!