Lucro Líquido do GRUPO BB E MAPFRE supera a marca de R$ 2 bilhões em 2015, com crescimento de 30,3% em relação a 2014

O GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE encerrou o ano de 2015 com prêmios de R$ 16,7 bilhões, o que representa um crescimento de 2,6% sobre os resultados de 2014. Esse desempenho reflete o bom volume de vendas nas carteiras de Agronegócios, com 14,7% de crescimento, e Grandes Riscos, com 17,1%.

O ramo de Vida encerrou o ano representando 32,9% dos negócios do GRUPO BB E MAPFRE; Automóvel, 32,7%; Agronegócios, 15,8%; Grandes Riscos, 10,6%; e Massificados, 8%.

O GRUPO BB E MAPFRE finalizou 2015 com patrimônio líquido de R$ 6 bilhões – crescimento de 4,4% em relação a dezembro de 2014 (R$ 5,8 bilhões) – e ativos totais de R$ 29,0 bilhões, um crescimento de 12,2% em comparação a dezembro 2014 (R$ 25,9 bilhões).

As provisões técnicas de seguros totalizaram R$ 16,4 bilhões em dezembro de 2015, o que representa uma variação de 15,2% em relação ao ano anterior (R$ 14,3 bilhões em dezembro de 2014).

Apesar de 2015 ter sido um ano desafiador, impactado pelo cenário econômico, aumento das taxa de juros e baixo desempenho das indústrias, o lucro antes dos impostos e participações do GRUPO BB E MAPFRE totalizou R$ 3,3 bilhões, um incremento de 27,9% em comparação a 2014 (R$ 2,6 bilhões).

Esse desempenho decorre da melhoria da eficiência operacional, com redução do Índice Combinado de 88,4%, em 2014, para 87,8%, em 2015.

“A boa performance do GRUPO BB E MAPFRE no período demonstra evolução significativa da eficiência e do resultado operacional. O processo de integração das operações e equipes foi fortalecido, potencializando as estruturas de distribuição e garantindo uma atuação cada vez mais especializada e direcionada às demandas e necessidades dos clientes”, diz Roberto Barroso, presidente do GRUPO BB E MAPFRE em Pessoas, Rural e Habitacional.

“O bom desempenho do GRUPO BB E MAPFRE em 2015 é também reflexo de melhorias nos processos de subscrição, captura de sinergias e controle de riscos. Em 5 anos de operação, o volume de prêmios emitidos quase dobrou, passando de R$ 9,6 bilhões para R$ 16,7 bilhões, enquanto que o lucro quase triplicou, saindo de R$ 813 milhões, em 2011, para R$ 2,1 bilhões, em 2015”, afirma Marcos Ferreira, presidente do GRUPO BB E MAPFRE em Auto, Seguros Gerais e Affinities.

 Os resultados contribuíram para que o GRUPO BB E MAPFRE chegasse ao final de 2015 com uma participação de mercado de 17,6%, liderando o segmento de produtos de riscos (sem produtos de acumulação), coroando a sua trajetória. No início da parceria, a participação de mercado era de 15,6%, ou seja, ganho de 2,0 pontos percentuais “de market share”, em um mercado de extrema concorrência.

O GRUPO BB E MAPFRE marca presença em todo o território brasileiro, com uma atuação multicanal e ampla rede de distribuição formada por 65.975 pontos de vendas, distribuídos em Rede MAPFRE (21.134 pontos de atendimento), Rede BB (7.231 pontos de atendimento próprios) e Canais Affinities (acordos comerciais que agregam mais de 37.610 pontos de distribuição em todo o país).

Para oferecer atendimento de qualidade aos seus clientes, o GRUPO BB E MAPFRE conta com uma estrutura formada por Centrais de Relacionamento, que totalizam mais de mil posições de atendimento, 66 unidades do P.A.R.E (Posto de Atendimento Rápido Especializado) e 15 mil prestadores de serviços que garantiram, em 2015, quase oito milhões de atendimentos e aproximadamente 8,4 mil serviços de assistências (guinchos, reparos elétricos, hidráulicos, entre outros).

Performance das Carteiras

No balanço consolidado de 2015, o GRUPO BB E MAPFRE encerrou o ano com 18,8% de participação, no ramo de Seguros de Pessoas.

Durante o ano, os esforços no segmento de Seguros de Pessoas estiveram concentrados no desenvolvimento de ações para garantir a rentabilidade adequada em todos os produtos e canais, com foco no rigor na aplicação das políticas de subscrição e no controle dos gastos, estratégia que permitiu à seguradora registrar crescimento no resultado técnico, que melhorou 3,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

No segmento de Danos (que inclui Seguros Rurais, Grandes Riscos e Massificados), o GRUPO BB E MAPFRE registrou prêmios da ordem de R$ 5,5 bilhões, volume 11,3% maior que em 2014.

Entre os principais fatores e conquistas que explicam o desempenho positivo do BB E MAPFRE no segmento Rural estão o planejamento e a execução de ações focadas no atendimento a eventos climáticos cobertos pelos seguros rurais, apoiando quase 10 mil produtores em diversas regiões, e a redução de 44% no prazo médio de análise e liquidação de sinistros de danos patrimoniais rurais.

Em Grandes Riscos, o aumento da participação de mercado decorreu das oportunidades derivadas dos movimentos da concorrência, com consequente aumento da carteira. Durante o ano, as primeiras emissões de riscos de satélites e nuclear e a manutenção de estratégias de riscos globais contribuíram para o resultado apurado.

A expansão dos negócios também impulsionou a divisão de Automóveis, segmento em que detém a vice-liderança, com 14,8% de participação de mercado e frota de 2,8 milhões de veículos segurados.

Para enfrentar a maior competitividade observada no mercado em 2015, o BB E MAPFRE investiu em transformação digital, ampliando a oferta de serviços digitais aos clientes e desenvolvendo esse tipo de serviço para os distribuidores, em busca de maior eficiência e fortalecimento da sustentabilidade no negócio.

Além disso, ampliou a oferta de soluções digitais, com foco nos seguros de automóveis (sinistro web e peritagem por imagem), com efetivos ganhos de acessibilidade, simplificação e agilidade para o cliente, além da redução de custos operacionais.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE conta com mais de 6 mil colaboradores, mais de 65 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa