Mais de um veículo é furtado a cada 24 horas em Criciúma

Até a última terça-feira, 2016 contabilizou 179 veículos furtados em Criciúma. O índice representa mais de uma ocorrência do tipo a cada 24 horas. Segundo dados da Polícia Militar, os bairros ao entorno do Centro são os principais alvos dos criminosos, com 50 furtos, seguido do setor do Comerciário, com 42 e na Grande Próspera, com 22 ocorrências.

As regiões com menor incidência estão no entorno dos bairros Ana Maria, São Luiz e Quarta Linha, com quatro, cinco e sete registros, respectivamente. De acordo com os registros, os carros populares são os principais alvos, representando quase que a totalidade das ocorrências.

Segundo o comandante da 3ª Companhia de Policiamento, capitão Eduardo Moreno Persson, os índices da corporação apontam para a diminuição gradual do crime nos últimos anos. Em 2013, foram registrados 917 furtos, seguidos por 885, em 2014, e 676, em 2015.

“É um número que está dentro da média. A incidência de furtos, no geral, ocorre mais quando a cidade está pouco movimentada”, aponta o comandante.

Para evitar se tornar uma vítima dos assaltantes, o capitão recomenda não estacionar o veículo em local afastado ou com pouca luminosidade, não deixar objetos de valor no interior do veículo e sempre conferir se as portas e janelas foram travadas.
Segundo o responsável pela divisão de Furtos e Roubos da Polícia Civil de Criciúma, delegado Márcio Campos Neves, grande parte dos veículos furtados é recuperada poucos dias após o registro da ocorrência.

“Geralmente estes veículos são clonados, para posteriormente serem utilizados em outros crimes, não sendo muito comum a prática de desmanche de peças”, explica.

Texto: Gabriel Bosa

Fonte: Jornal da Manhã