Vinte e cinco novas câmeras de segurança entram em funcionamento em Criciúma

Criciúma cada vez mais vigiada. Com a instalação de novas câmeras de monitoramento, moradores irão se sentir mais seguros. Na tarde desta segunda-feira, dia 18, no 9° Batalhão da Polícia Militar foram apresentados os novos equipamentos de segurança instalados no município.

Já estão em funcionamento 25 câmeras de vigilância, em um total de 100 equipamentos enviados pelo Estado. O restante está em processo de instalação e tem previsão de operar até o início de julho.

Com a parceria, a prefeitura será responsável pela manutenção dos equipamentos e a Polícia Militar (PM) pelo monitoramento. As câmeras, além de ajudar na detenção de infratores, servirão para auxiliar a Polícia Civil em investigações. “Após termos a certeza de que o Governo Estadual iria ceder os equipamentos, buscamos essa parceria com o batalhão. Os cabos serão todos de fibra ótica, o que fará com que a imagem tenha uma melhor qualidade e facilitará na identificação e prisão dos bandidos”, explica o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo.

“As câmeras serão muito importantes para contribuir na segurança da população. Cada equipamento equivale a seis policias”, comenta o comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Evandro Fraga. Os pontos escolhidos para a colocação do material foram mapeados pela Polícia Militar. Antes das novas câmaras serem instaladas já havia outras 45 espalhadas pela cidade.

Dois convênios assinados

Após a apresentação das câmeras de monitoramento, foram assinados mais dois convênios entre Prefeitura e Governo do Estado. O primeiro documento garante que a Prefeitura de Criciúma contribua com R$ 20 mil mensais com o Estado, verba que será repassada à Polícia Militar para a compra de combustíveis e manutenção das viaturas.

O segundo convênio é uma parceria da Administração Municipal com a Polícia Militar para a verificação dos alvarás de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.  A PM ajudará os fiscais da Secretaria da Fazenda na fiscalização e, caso haja alguma irregularidade, o órgão de segurança fará a notificação e ficará com 60% do valor da autuação.

Fonte: ACIC