Lista das cidades mais engarrafadas do mundo tem três capitais brasileiras

De acordo com um estudo da empresa holandesa de tecnologia de transporte TomTom, o Brasil possui três capitais na lista das 10 cidades mais engarrafadas do mundo. Nesse ranking, o Rio de Janeiro aparece em 4°, atrás de Cidade do México, Bangcoc e Istambul, nessa ordem. Já Salvador figura na 7° posição e Recife, em 8°.

Segundo o levantamento, divulgado pelo site da revista Veja Rio, os cariocas perderam, em 2015, 165 horas da vida em congestionamentos – 66 horas a mais na comparação com 2014. Já em Salvador, esse número chegou a 60 horas extras nos trajetos – 67 horas a mais em relação a 2014.

A pesquisa é realizada com base no Índice de Nível de Congestionamento, que calcula o tempo adicional (em porcentual) que o motorista levará no trânsito em comparação com uma situação em que não há engarrafamento.

Veja abaixo o porcentual de tempo extra que os motoristas gastam no trânsito nas capitais que foram analisadas pela TomTom:

• Rio de Janeiro: 47%
  • Salvador: 43%