Executivos da Yasuda Marítima debatem inovação tecnológica no mercado de Seguros durante CIAB FEBRABAN 2016

A Yasuda Marítima, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – teve uma participação ativa durante o CIAB FEBRABAN – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, o maior e melhor evento de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina, que aconteceu entre 21 e 23 de junho no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). A companhia, que investe significativamente em tecnologia, implementou um sistema de gestão inédito na América Latina, além de incrementar por meios de novos recursos diversos de seus processos que geraram incremento na eficiência e produtividade.

Dois executivos da companhia participaram das trilhas técnicas de seguros, painéis em que players debatem as mais recentes aplicações tecnológicas utilizadas em segmentos específicos. Na quarta-feira, dia 22, Marco Aurélio dos Santos, gerente Financeiro da Yasuda Marítima foi um dos debatedores da trilha sob o tema Alavancando Produtividade em BackOffices. Na ocasião, o executivo apresentou o processo de rollout da solução ERP de BackOffice, Gestão de Cobrança e Pagamentos e Gestão de Sinistros da Marítima Seguros para Yasuda Seguros no processo de integração das duas empresas, que aconteceu com a aprovação do processo pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, em 2014. Depois de implementado, o projeto foi considerado um case pela SAP, que foi a parceira da seguradora nesta iniciativa. “A expectativa é a de alcançar o fortalecimento do desempenho da companhia e da posição da Yasuda Marítima no mercado Brasileiro”, considera Santos.

Já no dia 23 foi a vez de Samy Hazan, diretor de Planejamento Corporativo e Desenvolvimento de Novos Negócios da Yasuda Marítima, que falou à plateia no painel Transformação Digital no Canal de Vendas. O executivo abordou as tendências para o segmento, uma vez que a tecnologia já encontra uma posição estratégica e pode ter influência direta nos resultados das companhias de seguros. Ele lembrou o impacto do uso de fontes de dados em Big Data deve ter nas companhias nos próximos anos, bem como o aprendizado de máquina, que deve viabilizar previsões atuariais mais assertivas. “O cloud computing também vai trazer mudanças na gestão de clientes, nos processos de faturamento, cobrança, processos de sinistros etc. A automatização de processos em nuvem vai propiciar uma agilidade em todas as etapas de relacionamento entre segurados, corretores e seguradoras”, pondera Hazan.

Sobre a Yasuda Marítima Seguros

A Yasuda Marítima Seguros é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que atua no Brasil desde 1959; o Grupo atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Transportes, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, Empresariais Segmentados, Riscos Diversos, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

Fonte: RMA Comunicação e Negócios