Vai ao Rio assistir as Olimpíadas? Saiba por que contratar um seguro viagem para destinos nacionais

Na última quinta-feira, 21, foi aberto o último lote de ingressos para os Jogos Olímpicos. Com isso, diversos brasileiros, incluindo aqueles que deixaram para se preparar de última hora, estão planejando uma viagem de avião rumo ao Rio de Janeiro. Embora ainda não exista dados oficiais do Ministério do Turismo a respeito da projeção de visitantes domésticos, estima-se que ao menos 1 milhão de brasileiros visitarão o Rio de Janeiro durante o evento. De acordo com o Comitê Rio 2016, dos três milhões de ingressos vendidos, dois milhões foram para brasileiros.

Pesquisas, entretanto, afirmam que menos de 10% dos viajantes adquirem a proteção para destinos nacionais. Os consumidores brasileiros ainda desconhecem os riscos de se fazer uma viagem sem um seguro, mesmo que dentro do seu país. Apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem para destinos nacionais é de extrema importância, principalmente para o consumidor que não possui convênio médico ou que não tenha cobertura nacional. Segundo dados da FenaSaúde, apenas 10,4% da população brasileira possui um plano de assistência médica com cobertura nacional. Além disso, diversos outros imprevistos, como extravio de bagagem, podem ser evitados com a aquisição de um seguro viagem.

De acordo com Mario Almeida, gerente de Marketing da Allianz Global Assistance, líder mundial em seguro viagem, o percentual de passageiros que optam pela aquisição de seguro para viagens nacionais ainda é muito baixo. “O seguro viagem é mais comum para destinos internacionais e, muitas vezes, item obrigatório. Porém, ele deveria ser indispensável para qualquer viagem, mesmo que seja dentro do Brasil, já que, sem essa proteção, os viajantes que não possuem convênio médico com abrangência nacional, acabam dependendo de atendimento público em casos de acidentes”.

Mercado investe em produtos para seguros nacionais

Para as Olimpíadas, a April, empresa especializada em seguros, reforçou os seguros nacionais e desenvolveu três novos produtos: Brasil Vip com cobertura no valor de R$ 100 mil, Brasil Special que cobre despesas de até R$ 50 mil e Brasil Full de R$ 35 mil. Segundo Agnaldo Abrahão, diretor Comercial da April Brasil, o brasileiro ainda não tem a cultura de comprar seguro viagem para destinos nacionais. ““Estamos apostando no crescimento da venda desse produto, principalmente nas últimas semanas antes dos jogos, já que o brasileiro tem o hábito de deixar tudo para última hora”, afirmou. Agnaldo também contou que a operação no escritório do Rio foi reforçada. Já para os estrangeiros que queiram expandir a sua estadia no Brasil, a empresa desenvolveu os produtos Prime, Mundial, Total, Personal, FIT e Easy com cobertura até USD 350 mil.

Custo-benefício

Almeida explica ainda que o valor investido no produto é muito baixo comparado à segurança que ele fornece. “Uma viagem padrão de sete dias para dentro do país, para um passageiro de até 70 anos, fica a partir de R$ 21,00”, afirma.

Quando contratar um seguro para viagens nacionais:

1. Não possui convênio ou seguro saúde;
2. Possui convênio ou seguro saúde de cobertura local e não nacional;
3. Quer estar protegido em caso de extravio de malas.

Veja abaixo as principais coberturas dos planos nacionais:

·         Assistência médica por Acidente ou Doença
·         Assistência Farmacêutica
·         Assistência Odontológica
·         Assistência médica por doenças Pré-existentes
·         Hospedagem de acompanhante
·         Remoção médica
·         Localização de bagagem
·         Orientação em caso de perda de documentos
·         Morte acidental

Fonte: Virta