Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo anuncia vencedores

Na noite ontem, quinta-feira, 24, foram revelados durante cerimônia de premiação, em São Paulo, os vencedores do 9º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo. Com recorde de matérias participantes – cerca de 2,5 mil –, o concurso atingiu a marca de 11.870 inscrições desde sua primeira edição.

Do total de inscrições vindas de jornalistas de 55 cidades brasileiras, 40 chegaram à final e oito ganharam o Prêmio. Os vencedores foram eleitos após análise e debate do Comitê de Premiação, composto por jornalistas e especialistas nos temas do concurso, sem qualquer participação da Allianz Seguros. Confira aqui os currículos dos jurados.

“Além de uma empresa, a Allianz é uma cidadã corporativa e, como tal, deseja contribuir para o desenvolvimento do país em todos os aspectos. Como elemento da sociedade, queremos contribuir na disseminação da cultura do seguro, importante não apenas como negócio, mas também como meio de precaver o segurado em momentos de necessidade. Também almejamos disseminar ideias sustentáveis, um dos nossos pilares, começando com atitudes dentro da própria seguradora. Por último, temos o objetivo de construir uma comunidade mais igualitária e, nesse caso, não há arma mais poderosa do que a educação. Todas essas atitudes, engajamento dos nossos funcionários e o Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo corroboram o comprometimento da companhia com o futuro do país” afirma Miguel Pérez Jaime, presidente da Allianz Seguros.

No tema “Seguros”, concorriam 15 finalistas, cinco por categoria. E as reportagens vencedoras foram as assinadas por Daniel Barros, da Exame; Márcia Alves, da APTS Notícias; e Priscila Yazbek, do portal Exame.com. As matérias finalistas deste tema, foram julgadas pelo comitê formado por Denise Bueno, Hélio Gurovitz e Walter Polido. O jornal O Estado de S.Paulo e a revista Exame ainda receberam menções honrosas por terem sido os veículos que mais deram espaço a notícias relacionadas ao mercado segurador, considerando as matérias inscritas na categoria Nacional e Regional.

Em “Sustentabilidade – Mudanças Ambientais”, 20 trabalhos, de quatro categorias, veiculados em impressos, portais, emissoras de rádio e TV e meios de comunicação corporativos estavam na final. Os ganhadores são: Patrik Camporez, de A Gazeta (ES); Patrícia Araújo, da TV Brasil; Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha; e Hemília Maia Ribeiro, do Portal Unemat.

O trabalho vencedor da categoria “Linguagem Escrita – Nacional e Regional” foi eleito por Aldem Bourscheit, Dal Marcondes e Luciana Soler. Os dois últimos jurados, acompanhados por José Pascowitch, também foram responsáveis por apontar o primeiro colocado em Comunicação Corporativa.

Heródoto Barbeiro e Priscila Brandão compuseram o júri de Telejornalismo e Anchieta Filho e Mariza Tavares o de Radiojornalismo. Os dois comitês contaram ainda com a participação e análise de Paulo Artaxo, que atuou como jurado técnico-científico.

Pela primeira vez no concurso, o troféu do tema “Especial Educação Allianz Auto Instituto Ayrton Senna” foi conquistado por Luiz Fernando de Toledo, de O Estado de S.Paulo. As matérias finalistas deste tema foram julgadas por Daniel Cara, Renata Cafardo e Renato Janine Ribeiro.

Confira abaixo a lista dos vencedores do 9º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo:

 

VENCEDORES SEGUROS

Nacional e Regional

 

A doença do custo

 

 

Daniel Barros

 

Exame

Especializado em Seguros

 

Desastres ambientais desafiam indústria de seguros

 

 

Márcia Alves

 

APTS Notícias

Economia e Finanças

 

Os altos custos dos partos no Brasil (especial)

 

 

Priscila Yazbek, em coautoria com Marília Almeida

 

 

 

Exame.com

VENCEDORES SUSTENTABILIDADE – MUDANÇAS AMBIENTAIS

Nacional e Regional

 

Guerra pela água (série)

 

 

Patrik Camporez

 

 

A Gazeta

Telejornalismo

 

Desta água não beberei

 

 

Patrícia Araújo, em coautoria com André Pacheco, Carlos Almeida, Débora Teles, Edivan Viana, Fábio Almeida, Flávia Lima, Flávia Peixoto e Henrique Côrrea

 

Caminhos da Reportagem –

TV Brasil

 

Radiojornalismo

 

Os caminhos do lixo (série)

 

 

Eduardo Matos

 

 

Gaúcha Atualidade - Rádio Gaúcha

 

Categoria Especial Comunicação Corporativa

 

Unemat pesquisa alterações climáticas

 

 

Hemília Maia Ribeiro, em coautoria com Deivid Sulzbacher Fontes, Jaime Macedo França, Moisés Ribeiro de Oliveira, Nataniel Patrick Pinho Zanferrari e Sérgio Ney Faria Leite

 

 

Portal Unemat - Universidade do Estado de Mato Grosso

 

VENCEDOR ESPECIAL EDUCAÇÃO ALLIANZ AUTO INSTITUTO AYRTON SENNA

 

A "desorganização" da rede estadual de ensino em SP (série)

 

 

Luiz Fernando Toledo, em coautoria com Isabella Palhares, Paulo Saldaña e Victor Vieira

 

O Estado de S.Paulo

 

 

 

Fonte: Virta