Check-up veicular: o que fazer antes de viajar neste fim de ano

Antes de ir viajar, algumas medidas podem ser tomadas para evitar situações de perigo nas estradas, como determinadas checagens de segurança – desde a quantidade de combustível até o cumprimento das revisões periódicas, que são fundamentais e devem seguir rigorosamente o que diz o manual de instruções do fabricante. "Além de garantir uma viagem tranquila, sem imprevistos, o investimento de alguns minutos antes de sair traz segurança não só aos ocupantes do carro como, também, a todos que estão na estrada", lembra o diretor executivo de sinistros da Allianz Seguros, Laur Diuri.

Confira alguns itens que devem ser verificados, antes da viajar:

1. O estado dos pneus, incluso estepe, calibrando-os e a cada 10 mil quilômetros. Realizar alinhamento e balanceamento;
  2. Se as ferramentas para a troca do pneu e o triângulo de sinalização estão no carro;
  3. A validade do extintor de incêndio;
  4. O nível da água no radiador, assim como o nível do óleo do motor. A troca do óleo e do filtro devem ser feitas de acordo com as recomendações do fabricante;
  5. Quantidade de água no reservatório do para-brisa;
  6. O estado das "palhetas" do limpador de para-brisa;
  7. O nível dos fluidos de freio e da direção hidráulica (quando existente);
  8. Se os faróis e lanternas estão funcionando perfeitamente;
  9. Vazamentos de óleo ou água no veículo podem ser constatados por manchas no chão ou vestígio do produto nas mangueiros do motor;
  10. Eventual barulho anormal no veículo. Neste caso, procure um mecânico da sua confiança.

Sobre a Allianz Seguros

No País há mais de 110 anos, a Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de suas 61 filiais.

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa, com presença em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.

A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

Fonte: Virta Comunicação Corporativa