Fundación MAPFRE: brasileiro conquista bolsa de auxílio à pesquisa em concurso internacional

A Fundácion MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que promove e desenvolve atividades de interesse geral da sociedade, divulga os vencedores das bolsas de estudo e auxílios à pesquisa, iniciativa internacional da companhia realizada em 2016 com o objetivo reconhecer projetos relacionados às áreas de seguros, saúde e previdência social, entre outras. Participaram estudantes de pós-graduação e pesquisadores de todo o mundo e, entre os ganhadores desta edição, está um brasileiro.

O projeto “Resposta aguda e crônica do IGF-1 ao treinamento de força em trabalhadores de turno”, deMarco Tulio Mello, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi o escolhido na categoria Promoção da Saúde. O estudo tem como objetivo analisar quais são os riscos de acidentes e à saúde em pessoas que trabalham em turnos de trabalho incomuns e propor soluções que possibilitem a gestão dos danos corporais e a adoção de práticas para a mudança de hábitos, como a prevenção da obesidade e promoção da atividade física.

“Venho desenvolvendo pesquisas na área de trabalhadores por turno há algum tempo. Tenho notado que essa parte da população, como motoristas, vigias e outros mais que trabalham fora dos horários habituais durante o dia, está dormindo cada vez menos e se recuperando menos também. Por conta disso, acabam tendo aumento de peso, já que ficam acordados por períodos mais longos e com propensão à uma alimentação desregrada e desenfreada, e perda de massa magra; isso sem contar todas as dificuldades de déficit do sistema imunológico e suscetibilidade a alguns tipos de doenças”, comenta o pesquisador.

Segundo Mello, o objetivo ao inscrever o projeto no programa de bolsas de incentivo à pesquisa da Fundación MAPFRE era conseguir o subsídio para a implementação do projeto. “Com o aporte que consegui pela instituição será possível investir nos equipamentos necessários para o desenvolvimento do projeto e a realização de exames de sangue no público-alvo da pesquisa, etapas que demandam muito dinheiro”, complementa.

Bolsa Primitivo de Vega

Concedida em caráter anual desde 2007, a Bolsa Primitivo de Veja, que reconhece e premia projetos de pesquisa voltado ao atendimento de idosos e homenageia e reconhece o ex-presidente da MAPFRE ASISTENCIA e da MAPFRE QUAVITAE na Espanha teve seu vencedor conhecido ao final de 2016.

O projeto selecionado terá aporte máximo de 15 mil euros e visa avaliar o papel de intervenção de um farmacêutico clínico no momento da alta de pacientes idosos em medicina Interna. A doação será concedida ao pesquisador principal ou, a pedido dele, à instituição à qual ele estiver vinculado, com destino exclusivo ao desenvolvimento dessa pesquisa.

As bolsas de auxílio à pesquisa da Fundación MAPFRE são voltadas a pesquisadores ou equipes de pesquisa do meio acadêmico e profissional que pretendem desenvolver programas nas áreas de Prevenção e Segurança Viária (concederá o valor total de 24 mil euros), Promoção da Saúde (valor total de 48 mil euros) e Seguro e Previdência Social (valor total de 15 mil euros). Será oferecido um total de 25 bolsas a pesquisadores do mundo todo e os aportes, que chegam a 760 mil euros, serão destinados a projetos individuais ou desenvolvidos por universidades, hospitais e instituições de ensino.

Os auxílios concedidos terão um ano de duração, a contar da data de aceitação pela instituição e pelos premiados, em comum acordo.

Mais informações estão disponíveis por meio dos seguintes links:

Bolsas de Auxílios à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi

http://www.fundacionmapfre.com.br/larramendi.html

Bolsa Primitivo de Vega

http://www.fundacionmapfre.com.br/primitivo-vega.html

Sobre a Fundación MAPFRE

Com sede na Espanha e atuação em diversos países da Europa e América Latina, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em atividades de interesse geral da população. Para disseminar valores e cultura e contribuir com o bem-estar da sociedade, apoia e desenvolve iniciativas em cinco áreas de atuação: Ação Social; Cultura; Prevenção e Segurança Viária; Promoção da Saúde; Seguro e Previdência Social. Site: www.fundacionmapfre.com.br.

Fonte: CDN - Comunicação