Allianz é contemplada com troféus do 14º Prêmio Segurador Brasil

Na noite de ontem, 30, as carteiras de Condomínio, Riscos Rurais, Riscos de Engenharia, Vida Individual, Responsabilidade Civil – E&O, Habitacional e Lucros Cessantes da Allianz Seguros foram reconhecidas durante a cerimônia de premiação da 14ª edição do Prêmio Segurador Brasil, que aconteceu no salão nobre do Edifício Itália.

A classificação da seguradora aconteceu após avaliações da equipe de economistas e estatísticos da Silcon Estudos Econômicos. Para as análises, a consultoria considerou os registros contábeis divulgados no sistema SES da Superintendência de Seguros Privados (Susep), obtendo os melhores desempenhos por média simples dos indicadores: crescimento dos prêmios de 2016 em relação a 2015, comparado com o crescimento médio do mercado; posicionamento, medido pela mudança do market share; gestão de risco, pela variação da sinistralidade em relação a média do ramo; rentabilidade da carteira pela variação na margem bruta, em comparação com a média do mercado.

A Allianz figura entre as top 3 em Condomínio. E o bom desempenho da carteira se repetiu em 2016 – enquanto a companhia obteve aumento de 31,5% em prêmios, com faturamento de R$ 71 milhões, o mercado registrou alta de 13,3%, de acordo com a Susep. “Revisão do produto, alinhamento de preço, fortalecimento comercial e ajustes relevantes no processo operacional foram os fatores que contribuíram para a performance da carteira no ano passado”, aponta Christina Carneiro Said, superintendente de Massificados da Allianz Seguros.

Já quando analisadas as seguradoras com os melhores resultados em seguro rural em 2016, a Allianz acumulou R$ 119 milhões em prêmios e fechou o ano ocupando o quatro lugar no ranking (dados Susep). Para isso, a companhia divulgou antecipadamente as taxas do seguro agrícola e tem acompanhado os corretores especializados na carteira, buscando atender as demandas dos agricultores, revendas de insumos e cooperativas, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “O nosso objetivo é pulverizar os riscos geograficamente e entre as safras para promover melhores condições comerciais”, diz Joaquim Francisco, superintendente de Agronegócios da Allianz Seguros.

Em Riscos de Engenharia, a Allianz ocupou a primeira colocação na premiação devido, principalmente, aos R$ 224,6 milhões a mais em prêmios conquistados de 2015 para 2016, além de alcançar participação de mercado três vezes maior entre um período e outro. “O resultado tido com o produto está relacionado à diversificação dos riscos e ao gerenciamento mais rigoroso do portfólio. Além disso, buscamos eficiência com a implementação do sistema de cotação online para riscos menores e trabalho mais focado em riscos estruturados”, afirma Mario Jorge Pereira, diretor de Negócios Corporativos da Allianz Seguros.

Na carteira de Vida Individual o destaque ficou por conta do decréscimo na sinistralidade em 2016, da ordem de 10% sobre 2015. “O produto está entre os mais rentáveis da Allianz Brasil, permanecendo como foco da companhia. Para isso, investimos em processo de subscrição de riscos sofisticado e soluções simplificadas para atender necessidades específicas”, explica Mario Ferrero, diretor de Massificados, Vida e Saúde da Allianz Seguros.

Em Responsabilidade Civil – E&O, a Allianz ampliou o clausulado durante o 2016 e, assim, aumentou sua competitividade no ramo. “Deixamos claro o nosso apetite de risco à rede comercial e combinamos isso a condições atrativas”, lembra Pereira. No ano passado, a seguradora obteve alta de 12,8% em comparação a 2015.

No Habitacional, a Allianz registrou crescimento. “A evolução ocorreu, principalmente, devido à renovação de apólices”, diz Christina.

Por fim, na carteira de Lucros Cessantes o que levou a Allianz à premiação foi o aumento de R$ 40,4 milhões e a conquista de cerca de 7 pontos percentuais no market share. “O resultado da carteira foi impulsionado  pela definição do apetite de risco, além de um processo estruturado na subscrição e a parceria com corretores estratégicos em praças de maior penetração da carteira”, conclui Pereira.

Sobre a Allianz Seguros

No País há mais de 110 anos, a Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de suas 61 filiais.

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa, com presença em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.

A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

Fonte: Virta Comunicação Corporativa