Mercado prevê inflação ainda menor em 2017

Pela sétima vez seguida, o mercado financeiro revisou, para baixo, a variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Pela projeção divulgada na pesquisa Focus do Banco Central desta segunda-feira (24), a previsão é de que a taxa alcance 4,04% este ano. Na semana passada, a estimativa era de 4,06% de variação anual.

Em razão do afrouxamento da inflação em queda, o mercado ratificou a expectativa de desaceleração da taxa básica de juros, a Selic, aos 8,5% ao ano. Essa também é a projeção para o final de 2018 (8,5% ao ano). Neste momento, a Selic está em 11,25% ao ano.

A Selic em alta serve para conter a demanda aquecida, refletindo-se nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Em queda, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, afetando também os ganhos das aplicações financeiras.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas produzidas pelo País- a taxa foi ajustada de 0,40% para 0,43%, em 2017. Para o próximo ano, a projeção segue em 2,5% de alta da economia no ano.

Fonte: CNseg