Porto Seguro começa serviço de assistência com Twizy

Desde a última terça-feira, 25, a Porto Seguro colocou na rua 15 veículos elétricos Twizy, fabricados pela Renault na Europa. Há ainda mais um veículo de reserva. Eles fazem parte do Projeto Frota Elétrica, cujo objetivo é utilizar veículos mais sustentáveis e com menor impacto ambiental.

Neste projeto, os prestadores se locomovem utilizando meios de transporte mais sustentáveis, como as motos elétricas, as bicicletas elétricas e, também o transporte público – reforçando seu compromisso com o meio ambiente, com a melhora da mobilidade urbana e com o aperfeiçoamento contínuo do atendimento aos seus segurados.

Segundo Ronaldo Celestino, , gerente de Marketing Institucional da Porto Seguro, a ideia começou a ser estudada a partir da observação da experiência de carros compartilhados em Paris. “A ideia de ter mais um modal para o atendimento segue em linha com a política da empresa na área de sustentabilidade”.

A empresa adquiriu 16 veículos elétricos do modelo Renault Twizy, que foram importados exclusivamente para a operação da Frota Elétrica, já que eles ainda não são comercializados no Brasil. Eles estão sendo utilizados por um período de testes, no atendimento a segurados em algumas regiões de São Paulo. Durante essa fase experimental, eles atendem chamados de emergências simples de veículos como carga e troca de bateria pneu, e também prestam atendimento a residências, como hidráulica, elétrica, instalações de acessórios e de eletrodomésticos, entre outros serviços.

A produção de carros elétricos na Europa cresce a passos largos, com índices de 50% a 60% de incremento ao ano, segundo Carlos Henrique Ferreira, diretor Comunicação VP do Instituto Renault. “O custo deste veículo na França é entre 5 e 6 mil euros, dependendo do modelo. No Brasil, o custo ainda é alto por conta dele ser enquadrado como outros veículos e ter carga tributária de 42% do seu valor”.

Além do impacto reduzido ao meio ambiente, já que não emite gases de efeito estufa em seu deslocamento, o carro elétrico ocupa 3 vezes menos espaço do que um carro popular, de forma que a sua utilização contribui para a melhora da mobilidade urbana. Além disso, segundo dados do fabricante, o veículo é 85% reciclável e 95% reutilizável.

“A Porto Seguro busca continuamente implementar ações que venham a contribuir com a redução do impacto ambiental de suas operações. Com o Projeto Frota Elétrica, estamos testando alternativas aos meios tradicionais de locomoção com o objetivo de prestar um atendimento mais ágil para os nossos clientes por meio de opções mais sustentáveis”, afirma Ronaldo Celestino.

Carro elétrico – O Renault Twizy tem 100 km de autonomia e pode ser recarregado em tomadas comuns de 110V. Apesar de ainda não ser comercializado no país, sua venda e emplacamento já estão regularizados. Além disso, ele conta com todos os requisitos para garantir a segurança de seus motoristas e passageiros, como airbag, freio a disco e cinto de segurança duplo, e os prestadores da Porto Seguro foram treinados para operá-lo.

O veículo é totalmente elétrico e não emite materiais particulados, que são os resíduos produzidos com a queima de combustível fóssil. Quando comparado a outros meios de transporte como carro e moto, ele emite, respectivamente, 47 vezes menos TCO2 e 11 vezes menos TCO2e. Dessa forma, ele contribui para mitigar as emissões atmosféricas e consequentemente reduzir o efeito estufa.

Projetado com materiais renováveis e de modo a facilitar sua desmontagem, o Renault Twizy colabora para que seus componentes sejam mais facilmente separados, permitindo a reciclagem, o tratamento e a destinação correta de todos os resíduos. Soma-se a isso seu tamanho diminuto, sendo que o carro ocupa 3 vezes menos espaço que um veículo tradicional.

Fonte: Revista Apólice