Capitalização entrega R$ 358 milhões em prêmios

O setor de Capitalização, após um processo de grande diversificação, passou a oferecer três modalidades de títulos no mercado – Tradicional, Popular e de Incentivo – e distribuiu, nos quatro primeiros meses do ano, R$ 358 milhões em prêmios a clientes de todo o Brasil. A cada dia útil do período as empresas de Capitalização pagaram o equivalente a R$ 4,4 milhões em sorteios. As informações são da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap).

O Sudeste foi a região que recebeu o maior volume de prêmios. Ao todo, foram R$ 175 milhões distribuídos para os clientes dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ainda de acordo com entidade, a receita do setor somou R$ 6,291 bilhões, entre janeiro e abril, registrando uma retração de 4,1% em comparação a igual período do ano passado.  O valor das provisões técnicas – os recursos acumulados e, posteriormente, resgatados pelos clientes antecipadamente, ou no fim da vigência – também recuou, fechando o período com R$ 28 bilhões, queda de 5%. Entretanto, houve redução de 4,7% no volume de resgates, que ficaram em R$ 6,282 bilhões, gerando um saldo positivo na relação faturamento/resgates de R$ 303 milhões no período.

De acordo com o presidente da FenaCap, Marco Antonio Barros, a retração econômica explica o desempenho do primeiro quadrimestre, mas adianta que as empresas, por meio do aprimoramento das soluções de capitalização, estão preparadas para uma retomada do crescimento tão logo haja uma recuperação dos indicadores atuais. “A tendência, cada vez mais, é a criação de produtos que atendam as necessidades dos clientes, preencham lacunas de mercado e contribuam para alavancar novos negócios de maneira continuada e sustentável”, conclui.

Fonte: FenaCap