Produtos de capitalização ajudam a promover a adimplência

Para muitos, o setor de capitalização é conhecido pela oferta de produtos de acumulação programada, geralmente oferecidos por gerentes de bancos, com a possibilidade de sorteios em dinheiro que maximizarão os ganhos com o produto. No entanto, o segmento conta com uma gama diversificada de soluções que podem inclusive ser benéficos ao atual momento de cautela econômica, por exemplo incentivo ao aumento da adimplência no pagamento.

Estima-se que o Brasil conte com 57,6% de famílias endividadas, segundo dados de maio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A pesquisa realizada pela instituição aponta ainda que o tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas foi de 62,6 dias em maio de 2017, e o comprometimento com as dívidas foi de sete meses – entre os endividados, 20,9% afirmam ter mais da metade da renda mensal comprometida.

Diante de índices como esses, os títulos de capitalização tornam-se ferramentas importantes para estimular a adimplência para diferentes redes varejistas. Nesse caso, as redes varejistas oferecem prêmios para quem faz o pagamento de seus boletos ou carnês em dia. O regulamento é elaborado em comum acordo entre a empresa de capitalização e a contratante, nos quais os clientes têm o direito de concorrer a prêmios em dinheiro, sem qualquer ônus. Com esse produto, o comércio varejista tem mais segurança para pensar em um melhor desempenho de seus negócios; e o consumidor, uma chance de ser recompensado por sua pontualidade no pagamento. 

A prática só é possível com as chamadas soluções de incentivo, desenvolvidas sob medida para a realização de promoções comerciais. Em um contexto de competição cada vez mais acirrada, a ferramenta contribui para tornar os serviços de grandes empresas cada vez mais atrativos, além de funcionarem como instrumentos de fidelização. “As soluções de incentivo também ganham uma função social adicional quando são acopladas ao microsseguros, por exemplo, destinados a oferecer proteção adequada a pessoas mais vulneráveis a imprevistos”, afirma Elisete Veríssimo, superintendente da MAPFRE Capitalização.

As empresas desse segmento se responsabilizam por toda a operacionalização dos sorteios com produtos conhecidos como soluções de incentivo, ajudando a garantir a segurança para que os contemplados recebam os prêmios aos quais têm direito.

SOBRE A MAPFRE – No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente em 49 países e nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO BB E MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população.

A unidade Mapfre Capitalização oferece opções para pessoas físicas e jurídicas pouparem dinheiro por meio de pagamentos de títulos únicos ou mensais, entre outras soluções comerciais. Em oito anos de operação, administra a marca de 450 milhões de títulos emitidos mensalmente e ultrapassou a marca de cinco mil premiados em sorteios no ano de 2016.

Fonte: CDN Comunicação