Transformação Social na era da tecnologia e informação: modelo biopsicossocial atua na prevenção e promoção da saúde

 Por Neusa Pellizzer*

A forma de se tratar a saúde passa por uma verdadeira transformação, cujo foco, deixou de ser há muito tempo, o de tratar doenças, passando sim, para de o de preveni-las a partir do gerenciamento da própria saúde pelos maiores interessados, os indivíduos.

Está comprovado que a adoção de estilos de vida saudáveis com bons hábitos alimentares, prática de atividades físicas, bons relacionamentos com a família, amigos e colegas de trabalho previnem doenças. Adicionando a isto, investimento em educação, formação profissional e carreira, atividades de lazer como viagens, encontros, confraternizações e festas – como oportunidades de interações e trocas de informações que geram sentimentos de segurança, confiança, alegria e paz, aumentam a autoestima e o prazer de viver – teremos os elementos fundamentais para proporcionar bem-estar, saúde física e mental.

A incorporação de tecnologias e a facilitação do acesso à informação são ferramentas essenciais para promover saúde na população. Sem conhecimento, não se pode tomar decisões. O paciente engajado e bem informado fortalece o relacionamento com o médico, é mais bem assistido e responde bem ao tratamento, por exemplo.

São ações simples e menos onerosas, mas estratégicas para prevenção, que mantém o indivíduo no foco e centro do cuidado, uma vez que lhe é atribuído o empoderamento sobre seus hábitos, atitudes e a tudo que influencia sua saúde.

O caminho para as operadoras de saúde e administradoras de benefícios entrarem nesse movimento é passar a oferecer, cada vez mais, um espectro amplo de benefícios, organizados diante da saúde no vasto contexto biopsicossocial, como prevê a OMS, Organização Mundial da Saúde. Esses benefícios e os Programas de Promoção à Saúde devem atuar para potencializar as ações dos planos de saúde, controlar a sinistralidade e proporcionar maior qualidade de vida, bem estar e, consequentemente, produtividade, itens impactantes para o resultado das empresas.

*Neusa Pellizzer é fisioterapeuta pela PUCC, com especialização em administração de serviços de Fisioterapia pela FGV-PROHASA e gerontóloga pela USP, gerente de Promoção à Saúde da ABET, Associação Brasileira dos Empregados em Telecomunicações – operadora de planos de saúde na modalidade de autogestão e solução em gestão de benefícios para a saúde e qualidade de vida. Foi Membro da Câmara Técnica de Gerenciamento de Crônicos da UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde. Atuou anteriormente como fisioterapeuta e Gerontóloga em consultório e como responsável pelos setores, em clínicas e hospitais e na própria ABET, como gerente do Departamento de Atendimento ao Cliente. Membro do Comitê Técnico da ASAP – Aliança para a Saúde Populacional, liderando o grupo em 2014/2015. Na esfera do voluntariado, é presidente de honra da ONG educacional CP2.

Fonte: Revista Cobertura