Câmara sedia solenidade de diplomação e Noite de Oratória do Projeto da Cartilha Educativa sobre segurança pública

A Câmara de Vereadores recebeu, na noite desta terça-feira (20), a solenidade de diplomação do Projeto “Cartilha Educativa sobre segurança pública” e a Noite de Oratória. O evento e o projeto foram realizados pela Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau (A-Conseg Blu), em parceria com a Escola do Legislativo Fritz Müller, juntamente com os Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau e as entidades parceiras dos projetos comunitários na prevenção às drogas e à violência.

Estiveram presentes o vereador Oldemar Becker (DEM); o vice-presidente da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau (A-Conseg Blu), Walter Salvador; a major do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, Patrícia Macari; o diretor de Políticas Integradas de Segurança da Secretaria municipal de Defesa do Cidadão, Fabiano Eduardo Pamplona; a coordenadora do Projeto “Comunidade em Ação – Cartilha Educativa sobre segurança pública”, Salete Sbardelatti; o professor de oratória e sócio e facilitador da Facilitação Treinamentos, Carlos Alberto Bittencourt; a coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo Fritz Müller, Zilda Rodrigues; o diretor da Praça do Cidadão, Beto Tribess, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Oscar Guilherme Grotmann Filho, e a diretora Administrativa Financeira da Secretaria municipal de Educação, Sandra Maria Francisca. Além disso, representantes do 10º Batalhão de Polícia Militar e da Polícia Civil de Blumenau e instituições parcerias e apoiadoras, entre outras autoridades municipais. Também participaram pais, familiares, diretores, coordenadores e professores das escolas participantes do projeto.

O Projeto “Comunidade em Ação – Cartilha Educativa sobre segurança pública” surgiu da participação de um grupo de representantes da associação no Movimento Nós Podemos Blumenau. O projeto da cartilha vem ao encontro da fomentação de ações em prol de uma melhor qualidade de vida e mais segurança pública com o trabalho de prevenção às drogas e à violência, assim como a valorização da família na promoção da paz.

Este projeto teve uma programação durante o ano, começando com o lançamento para a imprensa durante a semana comemorativa aos 30 anos do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau e apresentação à comunidade em evento solene nesta Casa Legislativa, ambos em março. A segunda etapa foram as palestras nas escolas e distribuição das cartilhas. Esta fase aconteceu entre os meses de maio e junho e contou com a participação de uma equipe formada pela Polícia Militar. A terceira etapa foram as elaborações dos textos-depoimentos dos alunos de 9 a 11 anos de cada escola participante, sendo que os 15 melhores de cada educandário participaram do curso de oratória, que foi a quarta etapa. A cartilha teve como patrocinadores o Sindicato dos Corretores de Seguros de Santa Catarina (Sincor-SC), o Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina (SindisegSC) e a Escola Barão do Rio Branco.

Na Noite de Oratória aconteceu a apresentação dos textos-depoimentos dos alunos destaques das oito escolas participantes. Os estudantes fizeram uma demonstração dos temas que mais os marcaram relacionados com a segurança pública e também transmitiram seus sentimentos em relação ao projeto.

A aluna Sara Beatriz B. de Oliveira foi a primeira a se apresentar, representando a Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré. A Escola Básica Municipal Conselheiro Mafra foi representada pela estudante Julia Cristina Pereira. Já a aluna Sofia Helena Vieira se apresentou pela Escola Básica Municipal Friedrich K. Kemmelmeier. Dyandra Wan-Dall falou em nome da Escola Básica Municipal Lauro Müller. A estudante Raquel Janzen Habeck representou a Escola Básica Municipal Lúcio Esteves. A estudante Maria Eduarda Reichert apresentou o texto-depoimento em nome da Escola Básica Municipal Patrícia Helena F. Pegorim. A Escola de Educação Básica Santos Dumont foi representada pela aluna Thainá Vitória F Balbinot. A Escola de Educação de Básica Victor Hering foi representada pelo aluno Pietro Della Giustina Gobbi.

Logo após, as autoridades municipais fizeram as entregas dos diplomas e medalhas para os quatro alunos destaques de cada uma das 8 escolas participantes, conforme a lista abaixo. Os oito alunos que fizeram a oratória também receberam um kit com a coleção das cartilhas educativas e um vale brinde. Os representantes das escolas também receberam certificados.

Na ocasião, o Sindicato dos Corretores de Seguros de Santa Catarina (Sincor-SC), o Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina (SindisegSC) e a Escola Barão do Rio Branco, que foram os patrocinadores, também ganharam medalhas e certificados. Algumas das autoridades municipais presentes que apoiaram e contribuíram com o projeto foram homenageadas. Dessa forma, também foram homenageados os palestrantes do projeto, incluindo policiais militares e também o professor Carlos Alberto Bittencourt. A equipe de coordenação e apoio também recebeu medalhas, entre outras.

O subtenente de Almeida prestou uma homenagem, em nome de todos, para a coordenadora do Projeto “Comunidade em Ação – Cartilha Educativa sobre segurança pública”, Salete Sbardelatti. A mentora do projeto agradeceu a homenagem e disse que ficou comovida com as palavras. Ressaltou que Deus sempre está presente em sua vida, mesmo nos momentos de dificuldades. “Em todos os momentos somos desafiados e estamos sendo lapidados, mas é graças às amizades, aos parceiros tanto dos Consegs quanto do projeto que conseguimos superar os problemas. Nós sentimos quanto é valioso trabalhar nas escolas. O trabalho com os jovens e adolescentes nos renova e aprendermos com as mensagens transmitidas e com as pessoas que participaram deste projeto”, destacou, agradecendo aos policiais, aos professores a direção escolar, a todos os envolvidos, desde os parceiros, apoiadores e patrocinadores do projeto.

Por fim, as autoridades municipais presentes, parceiros e patrocinadores utilizaram a tribuna para destacarem a importância do projeto.

Listas das escolas e dos alunos destaques

EBM Almirante Tamandaré
Emanuelly G. dos Santos
Emily Gabriele dos Santos
João Victor Gonçalves
Sara Beatriz B. de Oliveira

EBM Conselheiro Mafra
Bianca Andrade
Julia Cristina Pereira
Nathanael Oliveira Santos
Renata Padilha

EBM Friedrich K. Kemmelmeier
Letícia S. da Silva
Patrick O. Cardoso
Renata Prazão Leite
Sofia Helena Vieira

EBM Lauro Müller
Amanda Camila Koening
Dyandra Wan-Dall
Jolanda Vil
Nathaly Camily Coelho

EBM Lúcio Esteves
Kauã Manuel Dias
Maria Eduarda da Silva
Moaby de Sousa da Silva
Raquel Janzen Habeck

EBM Patrícia Helena F. Pegorim
Camila Neumann
Maria Eduarda N. Sperber
Maria Eduarda Reichert
Raissa Schmitz

EEB Santos Dumont
Lavínia Monteiro dos Santos
Maria Fernanda do Nascimento Rengel
Pablo Henrique de A. da Silva
Thainá Vitória F Balbinot

EEB Victor Hering
Anna Clara R. Colonense
Lays Duarte Alberti
Lorenzo Forte
Pietro Della Giustina Gobbi

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB