Pesquisa aponta as principais desculpas dadas por motoristas infratores no trânsito

Pressa, falta de atenção, trajetos curtos e crença de controle, mesmo após ingerir bebida alcoólica, são as principais justificativas apresentadas por motoristas brasileiros ao desrespeitar as leis de trânsito. Pelo segundo ano consecutivo, a Arteris — que tem entre suas concessionárias a Autopista Litoral Sul e a Autopista Planalto Sul —  promoveu uma pesquisa nacional sobre o comportamento de motoristas no trânsito. Nesta edição foram analisadas as principais desculpas dadas por motoristas ao admitir comportamento de risco.

Foram quatro eixos de análise: uso do cinto de segurança, direção após o consumo de bebida alcoólica, excesso de velocidade e utilização do celular ao volante. O único item que apresentou melhoria em relação aos dados coletados no ano passado foi o cumprimento aos limites de velocidade. Em 2017, 59,3% dos entrevistados declararam sempre respeitar os limites de velocidade estabelecidos, enquanto em 2016, o percentual foi de 51,3%. Para os demais eixos não houve variação estatística significativa.

Mesmo conscientes dos riscos e da legislação, condutores imprudentes acreditam que desculpas como pressa, falta de atenção, trajetos de curta distância ou até mesmo a confiança na capacidade de guiar após ingerir bebida alcoólica justificam posturas incorretas no trânsito, o que coloca em xeque sua própria segurança e de outras pessoas.

A pesquisa, divulgada no Dia Nacional do Trânsito, tem o objetivo de alertar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para que observem suas condutas e adotem atitudes mais prudentes no trânsito. A coleta dos dados foi feita entre 15 e 27 de julho, com 2.686 motoristas das cinco regiões do País, que responderam a um conjunto de perguntas sobre o seu próprio comportamento no trânsito. O levantamento retrata a distribuição no território nacional de condutores e a margem de erro é de 1,9%.

USO DE CELULAR ENQUANTO DIRIGE

A infração mais comum identificada na pesquisa é o uso do celular ao volante. A maioria dos motoristas brasileiros (51,9%), mesmo cientes da proibição, usa o aparelho enquanto dirige. As principais desculpas apresentadas foram o uso de aplicativos (37,7%) e a realização ou recebimento de ligações importantes ou urgentes (36,1%).

CINTO DE SEGURANÇA

A pesquisa revelou que 91,1% dos condutores brasileiros usam o dispositivo. Entre os que admitiram nem sempre usar ou exigir que passageiros do veículo usem, as principais desculpas são a falta de atenção (35,5%), a transferência da responsabilidade pelo emprego do dispositivo para os passageiros (15,5%) e a baixa necessidade de uso do cinto em trajetos curtos (12,8%).

DIREÇÃO APÓS O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA

Desde o ano passado, a punição para os motoristas flagrados dirigindo após o consumo de álcool se tornou mais severa no Brasil. A multa, hoje, ultrapassa R$ 2 mil. Mesmo assim, 25,6% dos condutores brasileiros afirmaram dirigir, ainda que raramente, após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Quando questionados sobre o motivo deste comportamento, 25,6% disseram que conduziram o veículo porque estavam sozinhos ou porque era a única pessoa que poderia dirigir naquele momento; 20,9% porque acreditam que a quantidade ingerida não altera sua condição de dirigir, e 13,9% porque os trajetos percorridos eram curtos. O mais alarmante é que 99,1%, ou seja, praticamente todos os entrevistados, demonstraram ciência sobre a proibição legal de dirigir após a ingestão de álcool.

EXCESSO DE VELOCIDADE

A segunda infração mais recorrente entre as quatro analisadas no estudo. No levantamento, 40,7% dos motoristas admitiram exceder os limites de velocidade e, para esses, as três principais desculpas apresentadas foram a pressa (28,7%), os limites de velocidade baixos (13,4%) e a falta de atenção (11,3%).

Fonte: Jornal de Santa Catarina