Small Caps são boas opções de investimento

 Ao longo de 2017, os fundos de investimento em Small Caps, empresas com menor valor de mercado quando comparado a uma de grande porte, apresentaram rentabilidade acima do Ibovespa, indicador de desempenho de ações negociadas na bolsa de valores.

Para o investidor, as empresas que estão nesse segmento têm perspectivas atraentes em um cenário de taxas de juros mais baixas, que viabilizam a expansão de projetos e novos negócios. Essas empresas são as primeiras a se beneficiar pela retomada da economia, por estarem ligadas ao mercado interno.

“As perspectivas para Small Caps são muito positivas, já que elas têm mais possibilidade de crescimento que uma grande companhia”, avalia Carlos Eduardo Eichhorn, diretor da MAPFRE Investimentos, que administra o fundo de investimento mais rentável do país, segundo levantamento do Valor Econômico com base em dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

A boa gestão das carteiras também é ponto importante para uma alta rentabilidade do fundo Small Cap. Isso envolve análise das empresas, compreensão dos fatores que influenciam seus resultados, capital, seu posicionamento atual no mercado e também o conhecimento de sua estratégia para o futuro.

Também é necessário avaliar constantemente o ativo, considerando se o mesmo já atingiu seu objetivo de retorno e se, no momento, já há uma oportunidade mais atraente. Dessa forma, o gestor do fundo consegue maximizar resultados e minimizar os riscos associados ao mercado de ações. “A composição da carteira considerará critérios relacionados aos fundamentos qualitativos das empresas ao longo do tempo, permitindo ao gestor selecionar o melhor ativo para cada ciclo econômico ou perspectiva futura para cada setor ou atividade da empresa escolhida”, afirma Eichhorn.

SOBRE A MAPFRE - No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO Segurador Banco do Brasil e MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.

A unidade MAPFRE Investimentos é especializada na gestão de fundos de investimentos que atendem aos segmentos de pessoa física, jurídica e institucional, totalizando hoje um volume superior a R$ 10 bilhões.

Fonte: CDN Comunicação