Número de notificações por falta de cinto de segurança aumenta 42% em Blumenau


Cinto de segurança salva vidas (Foto: Foto: Júlio Cordeiro, BD)

Aumentou 42% o número de notificações emitidas em Blumenau pelo fato de o condutor estar sem o cinto de segurança. Neste ano foram 3.508 até o dia 15 de dezembro contra 2.464 registradas em todo ano de 2016. Os dados são do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb).

Depois das notificações da Área Azul (estacionamento rotativo), que somam 17,4 mil ao longo do ano, a falta do cinto de segurança no condutor é a infração com mais registros na cidade. No ano passado ela figurava em quinto lugar. Em média, 10 motoristas são flagrados sem cinto diariamente em Blumenau.

Andar sem cinto de segurança parece ser mais comum que dirigir segurando ou manuseando o telefone celular. As duas infrações relacionadas ao nosso inseparável aparelho (segurar é uma e manusear é outra) somam 3.471 notificações até o dia 15.

O aumento do número de infrações relacionadas à falta de cinto de segurança também chama a atenção do Seterb. Principalmente pelo fato de ser um item de segurança que salva vidas.

O presidente da autarquia, Carlos Lange, cita como exemplo o caso de uma senhora que morreu recentemente depois de bater o carro em um poste na Rua Joinville. Segundo ele, tudo indica que ela estava sem o cinto.

Lange diz que o aumento pode estar mais ligado à atenção do agente de trânsito do que a uma possível mudança de comportamento do blumenauense, mas ainda assim revela que o problema da falta de conscientização existe. O alerta também serve para o próprio Seterb ao planejar futuras campanhas de conscientização no trânsito da cidade.

Fonte: NSC Total