Exame confirma que mulher de Gaspar morreu por febre amarela


Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A prefeitura de Gaspar divulgou nesta terça-feira a confirmação de que uma mulher de 57 anos moradora da cidade morreu por febre amarela. Ela teria contraído a doença em uma viagem ao interior de São Paulo e morreu no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, na última quarta-feira.

O caso estava sendo investigado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do Estado e foi confirmado como a primeira morte por febre amarela em Santa Catarina no ano. Antes, um homem de Lajeado Grande também havia falecido com suspeita da doença, mas o exame para comprovar o diagnóstico ainda não ficou pronto. Em ambos os casos, no entanto, a doença teria sido contraída fora do Estado.

Como ainda não foram registrados focos da febre amarela em Santa Catarina, a vigilância epidemiológica pede que apenas moradores que vão viajar para áreas de risco tomem a vacina nos postos de saúde. A procura aumentou muito nas últimas semanas e, em algumas unidades na região, chegou a faltar medicação.

Febre amarela: perguntas e respostas sobre a doença

No país, entre julho de 2017 e 14 de janeiro deste ano, já foram registrados 35 casos e 20 mortes por febre amarela, informou o Ministério da Saúde. Apesar de a doença infecciosa transmitida por mosquito ter atingido mais o sudeste, Santa Catarina reforça a importância da vacinação, principalmente nos 162 municípios catarinenses que integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ACRV). 

Confira as principais informações sobre a doença: 

O que é a febre amarela?

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os casos de Febre Amarela (FA) no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é a área de ocorrência e os mosquitos vetores envolvidos na transmissão. Na FA silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na FA urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegyptii ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.

A doença é contagiosa?

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela.

Qualquer pessoa está em risco de contrair febre amarela?

Sim. Qualquer pessoa sem ter sido vacinada que viva ou visite áreas onde há transmissão da doença, pode ter febre amarela, independentemente da idade ou sexo. 

Quais os sintomas?

Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Entre 20 e 50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer. A doença pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Nos casos que evoluem para a cura, a infecção confere imunidade duradoura. Isso quer dizer que você só pode ter febre amarela uma vez na vida.

O que você deve fazer se apresentar os sintomas?

Depois de identificar alguns dos sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas e se você observou macacos doentes ou mortos próximo aos lugares que você visitou. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela e a data.

Como a febre amarela é tratada?

Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico. Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.

Como a doença pode ser evitada?

A única forma de evitar é através da vacinação. A vacina está disponível gratuitamente durante todo o ano nas salas de vacinação. 

Quem deve se vacinar em SC?

Todos os moradores dos 162 municípios catarinenses que integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ACRV). Confira a lista aqui

Os bebês de nove meses de todas as cidades catarinenses precisam se vacinar. Essa foi uma mudança no calendário de vacinação deste ano. 

As pessoas que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata de qualquer um dos municípios brasileiros considerados ACRV. Quem ainda não é vacinado e pretende viajar para essas áreas deve procurar um posto de vacinação pelo menos 10 dias antes da viagem. Recentemente a OMS considerou todo o Estado de São Paulo área de risco, embora o Ministério da Saúde defina alguns municípios. SC definiu que aplicará vacina nos catarinenses que irão visitar qualquer cidade paulista. 

Alguns países também exigem a vacina. Confira quais são no site da Anvisa 

Quantas doses são necessárias?

Desde 2017, o Ministério da Saúde resolveu seguir orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e recomenda apenas uma dose da vacina. Então aqueles que já tomaram uma dose da imunização não precisam mais se preocupar. Os viajantes que têm o certificado internacional da vacina contra a febre amarela já emitido, mesmo que esteja escrito que a validade está vencida, também não precisam fazer a renovação, segundo a OMS.

Pode tomar mais de uma dose?

Segundo orientação do Ministério da Saúde não há necessidade de tomar mais de uma dose. Mas caso a pessoa não lembre se já está imunizada e tome mais de uma dose, por exemplo, não tem problema. 

Onde se vacinar?

As doses estão disponíveis em salas de vacinação em todos os municípios do Estado. Confira os endereços aqui. Como os municípios estão se organizando, vale ligar para o posto antes para checar, já que pode ter horários e dias específicos de atendimento.  

O que levar para poder se vacinar?

A caderneta de vacinação e identidade. Quem não tiver a caderneta, pode se vacinar também, mas é fundamental levar o documento de identificação. Não é necessário comprovante da viagem, apenas indicação de qual lugar irá visitar. 

Quais são as contraindicações?

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos.

Depois de quanto tempo após receber a vacina febre amarela, é possível doar sangue?

A doação de sangue só poderá ser feita após 28 dias do recebimento da vacina. 

Fonte: Ministério da Saúde e Dive-SC

Fonte: Jornal de Santa Catarina