Trânsito Feliz e o Bê-a-Bá da Prevenção

Escolas Municipais de Ibirama aprendem com teatro dinâmico de Rudi e Sissa

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ibirama teve a iniciativa de oferecer aos alunos da rede municipal de ensino uma apresentação teatral sobre a educação no trânsito. O projeto intitulado “Trânsito Feliz e o Bê-a-bá da Prevenção”, é interpretado pela dupla Rudi e Sissa de Blumenau.

Com a intenção de voltar o olhar das crianças para a importância de aprender sobre a educação no trânsito, quatro apresentações já foram realizadas nas unidades escolares em Ibirama. Quinta-feira (16) aconteceu a apresentação na escola Tancredo Neves e contou com a participação de 305 alunos. Na escola Veronica Keil, a apresentação contou com cerca de 140 alunos, e aconteceu na quinta-feira (22). Já na terça-feira (27), os apresentadores realizam o teatro na unidade escolar Caminho da Estação, para mais 146 estudantes.

,

O espetáculo educativo é destinado para alunos do 1° ao 5° ano e traz reflexões sobre a segurança no trânsito, como a importância de utilizar sempre o cinto de segurança, além de dicas sobre prevenção e segurança em acidentes. A dupla procura a maneira mais descontraída para realizar a atividade de forma educativa. Com a utilização de gibis e canções, os personagens instigam as crianças a compreenderem a importância de utilizar a faixa de pedestres corretamente e outras normas da segurança patrimonial.

Para a Secretária de Educação Marilene Collet Krause, é essencial buscar por novas formas de ensinar e atrair os estudantes. “Nossas ações são sempre voltadas para uma educação integral e de qualidade. Por isso buscamos desenvolver projetos que tornem a aprendizagem algo prazeroso para que nossas crianças e adolescentes gostem de vir para a escola e sintam-se bem nesse meio”, comentou Marilene.

O projeto, que circula o Estado, conta com o patrocínio do Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina (Sindseg/SC). A gerente executiva do SindSeg de Santa Catarina, Siméia Heleodório, explica que o Sindicato além de idealizador é realizador do projeto.

“As apresentações nas escolas acontecem de forma gratuita e não conta com empresas apoiadoras. Nós levamos esse trabalho em forma de teatro e atrações para dentro das escolas. E nosso objetivo é trazer a dupla caracterizada de Rudi e Sissa, queremos trabalhar também a questão do amor entre as famílias, então a dupla representa pai e mãe”, contou.

As apresentações são realizadas de maneira bem humorada, frisando o respeito às vidas e leis de trânsito. A peça dura cerca de 45min e ocorre em duas etapas pelas escolas que solicitam a apresentação. As crianças recebem ainda duas cartilhas com várias informações sobre a segurança no trânsito, uma voltada para o trânsito feliz, e a outra voltada para o Bê-a-bá da prevenção.

Vários conteúdos são abordados no material e também no teatro, como prestar atenção em saídas de garagem, equipamentos de segurança, além da lei seca. “Um trabalho de encenações e dinâmica de maneira humorada, mas também trazendo as cartilhas para saber mais sobre o assunto e incentivar as crianças da importância da educação no trânsito”, explicou Siméia. Desde 2015, já foram realizadas 299 apresentações. Cerca de 54 mil alunos já assistiram e participaram da encenação. São 156 cidades visitadas em Santa Catarina.

Pedro Roberto Elizio, o Rudi, comenta que esse ano tem 52 escolas para visitar, junto com a esposa, Sílvia Emília Elizio, que faz a personagem Sissa. Juntos já realizaram 16 apresentações em oito escolas. As apresentações são realizadas tanto em escolas municipais, estaduais, como também em particulares. “Levamos a mensagem de família, focando no amor, porque tem duas maneiras de aprender, uma é pelo amor e outra pela dor, então quando trabalhamos a base, as crianças, trabalhamos o amor e eles vão crescer aprendendo as normas de trânsito, o respeito e a cooperação”, frisou.

Tatiana Hoeltgebaum

Fonte: Diário do Alto Vale