Ciclista consciente prioriza a segurança

A bicicleta é um meio cada vez mais popular de transporte em áreas urbanas, e atende desde àqueles que desejam fugir do trânsito caótico até aqueles que desejam melhorar a qualidade de vida.

Para que o uso da bicicleta seja o mais positivo possível, é preciso adotar hábitos de segurança e manter a harmonia com carros, motos, outros ciclistas e pedestres.

O Movimento Maio Amarelo luta por um trânsito mais humano e conscientiza para os altos números de acidentes de trânsito. Segundo estatísticas do Ministério da Saúde 662.219 mil pessoas morreram entre 1998 e 2015 por causa de acidentes. Além da perca de vidas, estas ocorrências possuem um alto custo. Um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) aponta que desde 1998 até o final de 2017 são gastos R$ 36 bilhões por ano com acidentes de trânsito. 

É preciso lutar com esta realidade através de uma mudança de atitude e forma de pensar o trânsito. Por isso o mote do Maio Amarelo em 2018 é “Nós somos o trânsito”, que chama a responsabilidade para cada um e suas atitudes ao sair de casa todos os dias.

Seguem dicas para os ciclistas contribuírem com um trânsito mais seguro:

  • Sempre utilize os equipamentos de segurança: capacete, luvas e óculos.
  • Para ficar mais visível para os outros veículos utilize roupas claras e colete refletivo.
  • É essencial utilizar o sapato adequado. Não pedale descalço ou de chinelo. Dê preferência a sapatos fechados, como o tênis.
  • Cuidado com a utilização de fones de ouvido enquanto pedala. Eles podem atrapalhar na hora de escutar sinais essenciais.
  • A bicicleta deve ter retrovisor, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e pedais, além de campainha ou buzina.
  • Também é preciso possuir farol branco na frente e um vermelho com opção de “pisca-pisca” atrás.
  • Antes de sair de casa cheque o estado dos pneus e dos freios.
  • O ciclista deve fazer a sua parte, e respeitar também os outros veículos. Tente sempre ficar visível, sinalize suas intenções, paradas e trafegue no sentido do fluxo da via.
  • A bicicleta é um veículo e não deve invadir a calçada, respeitando o espaço reservado para o pedestre.

Estas são algumas das formas de se proteger e contribuir para o quadro geral do trânsito. Seja a mudança, construa um trânsito mais harmônico para todos!

Com informações: Observatório Nacional de Segurança Viária, Programa Observar.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras
 

Notícias relacionadas:

Pedestre, um trânsito melhor também é sua responsabilidade!
Motociclista, a sua segurança é prioridade!
Como a distração prejudica o trânsito e ocasiona acidentes