Corretoras e seguradoras precisam estar atentas à transformação digital

O mundo está cada vez mais conectado e tecnológico. Com o setor de seguros, não é diferente. Quando se fala em transformação digital para o setor de seguros não significa que as empresas devem simplesmente absorver uma série de inovações tecnológicas. O mais importante é que as empresas saibam traçar objetivos claros e adotar tecnologias adequando-as de acordo com o negócio e estrutura interna das seguradoras.

É nesse cenário tecnológico que surgiram as insurtechs, união das palavras seguro e tecnologia em inglês. “Essas Startups são empresas que surgiram com o propósito de simplificar o mercado de seguros, de aproximar mais o público consumidor de produtos e serviços de proteção financeira, com uma alta dose de inovação e tecnologia”, afirma

O executivo destaca que as insurtechs estão crescendo e mexem com o mercado de seguros. “Mesmo recebendo cada vez mais investimentos, as insurtechs ainda seguem bastante tímidas e disponibilizando poucas opções em produtos, mas isso está mudando. Entendemos que será inevitável que o mercado tradicional de seguros se renda à tecnologia e à inovação, principalmente porque o mercado de seguros é um dos mais tradicionais e conservadores do mundo”, explica.

As corretoras e seguradoras devem estar atentas às mudanças, principalmente no que se refere às exigências dos clientes por agilidade de desburocratização. “O ISB Brasil pode ajudar com a aproximação com o consumidor: quanto mais informação sobre hábitos de compra e suas mudanças, mais fácil será o entendimento das corretoras e seguradoras da melhor opção de investimento em tecnologia em suas organizações”, diz Oliveira, destacando que é preciso pensar no cliente, atender melhor, mais rápido e evoluir a relação.

Os investimentos das seguradoras em insurtech podem ajudar a estimular a inovação, a identificar prioridades e a complementar um tipo de seguro digital existente, melhorando sua relevância para os clientes e obtendo confiança entre os consumidores. A tecnologiainsurtech pode ser uma aliada das seguradoras, podendo, por exemplo:

• Fornecer fontes em tempo real da situação do veículo e motorista (Ex. hábitos de condução, velocidade e localização de veículos);
  • Aparelhos domésticos aliados a novas tecnologias podem manter seguradoras informadas sobre situações de riscos dentro de casa, como por exemplo, superaquecimento e perigos de incêndios;
  • Rastreadores de atividades monitoram uma série de dados em tempo real sobre seus usuários, tais como hábitos de sono, cansaço, exercício e frequência cardíaca. Isso pode interferir diretamente na forma da seguradora avaliar os riscos, seja para definir valores de seguros ou até mesmo para incentivar hábitos de vida mais saudáveis para seus segurados.

O ISB Brasil realiza palestras, cursos, seminários, pesquisas, mentoria e mediação, promovendo o desenvolvimento do mercado de seguros e a atualização dos profissionais que atuam no segmento. Mais informações: www.isbbrasil.org.br.

Fonte: Comunicação ISB Brasil