Você conhece os seguros obrigatórios de trânsito em todo o mundo?

Você sabia que o seguro obrigatório de trânsito não é apenas uma realidade brasileira? Nesse post, reunimos características de alguns dos principais seguros obrigatórios de trânsito espalhados pelos cinco continentes. Vem com a gente para ver que existe um mundo além do Seguro DPVAT! Vamos lá! 

Ásia 🌏

Na Indonésia, por exemplo, assim como o Seguro DPVAT, o seguro obrigatório também é condição indispensável para o processo de licenciamento dos veículos. A diferença está no tipo de cobertura que, na Indonésia, além de prever indenizações em caso de danos pessoais, também inclui danos materiais. Na Rússia, a realidade não muda muito. Conhecido pela sigla "OSAGO" (ОСАГО), ele é de responsabilidade civil e também indeniza em caso de danos pessoais ou materiais. Bem interessante, não é? 

América 🌏

Falar da América é falar de um continente repleto de países e de particularidades, pessoal. Por isso, queremos começar falando sobre o que está lá no topo do mapa: o Canadá. Por lá, o seguro também é estabelecido por Lei e leva o nome de "auto insurance". Esse seguro cobre o proprietário e os eventuais passageiros, pedestres e seus bens materiais em caso de acidentes de trânsito e suas regras são bastante rígidas: ao dirigir um carro sem o seguro, você corre o risco de ter sua carteira suspensa, o veículo apreendido e levar uma multa alta. 

Já na América do Sul, além do Seguro DPVAT, também há opções obrigatórias no Peru, Colômbia e Chile, por exemplo, que, assim como o irmão brasileiro, cobrem os danos pessoais, como morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares em decorrência de um acidente de trânsito.

Na América do Sul também é possível encontrar o "Carta Verde", seguro obrigatório para automóveis registrados em seus países de origem que estejam em viagem internacional pelo Mercosul. Muitas vezes confundido com o DPVAT, ele tem como característica o fato de cobrir danos pessoais e materiais causados a terceiros que não estejam sendo transportados pelo veículo segurado.

Europa 🌏

Ao registrar um carro em qualquer um dos 28 países integrantes da União Europeia, é necessário fazer um seguro que garante cobertura em caso de acidente que cause danos materiais ou físicos a qualquer pessoa que não seja o condutor do veículo. Em caso de despesas tradicionalmente não cobertas por esse seguro, como os danos materiais, é possível contratar o chamado "seguro adicional facultativo", que alarga a sua cobertura contra todos os riscos, como furto e roubo e atos de vandalismo. Você sabia disso? ;)

África 🌏

Os seguros de trânsito também são uma realidade na África e separamos os exemplos da Nigéria e da África do Sul. Na Nigéria, o seguro é obrigatório e possui duas coberturas: terceiros ou responsabilidade civil. Enquanto a cobertura para terceiros no país tem como característica o pagamento de indenizações para mortes e lesões corporais para todos os envolvidos nos acidentes, com exceção dos motoristas, o seguro de responsabilidade civil garante a proteção do motorista bem como de itens pessoais. Já na África do Sul, parte do valor pago ao Governo pelo combustível vai diretamente para o "Road Accident Fund" (em tradução livre: "Fundo de Acidentes Rodoviários"), que somente compensa terceiros em acidentes. 

Oceania 🌏

Quando falamos desse continente, o primeiro país a vir na nossa mente é a Austrália, não é mesmo? E é justamente dela que vamos falar. No país dos cangurus, o Seguro Obrigatório, conhecido como "Compulsory Third Party (CTP)" , está diretamente ligado ao registro de um veículo e abrange morte ou lesão às pessoas causadas por culpa do proprietário do veículo ou motorista. 

Como você pôde ver, o Seguro DPVAT não é o único seguro obrigatório em relação ao trânsito no mundo. Recentemente, a Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT no país, com o apoio de uma consultoria internacional, estudou alguns dos modelos de seguros que você viu aqui em cima com o intuito de aprimorar esse importante benefício social. Clique aqui para dar uma olhada.

Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito