Em campanha educativa, SindSeg BA/SE/TO incentiva "curtir", "seguir" e "compartilhar" no trânsito

Basta o celular na mão para vir junto uma necessidade incessante de rolar a telinha e conferir a próxima atualização do feed de notícias. Sim, estamos cada vez mais conectados. Por outro lado, mais desligados sobre o risco de consultar o celular ao volante. Por causa desta e outras práticas, as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito no Brasil, continuam alarmantes. Apoiado na máxima de um trânsito mais seguro para todos, o SindSeg BA/SE/TO promove a campanha “Curto, sigo, compartilho as melhores práticas para proteger vidas”, durante a Semana Nacional de Trânsito 2018.

A partir dos botões mais famosos das redes sociais “Curtir”, “Seguir” e “Compartilhar” - tão acessíveis sobretudo pelo celular - o Sindicato propõe ressignificá-los, tornando-os atos concretos e indispensáveis a serem incorporados por condutores, ciclistas, pedestres e motociclistas. A chamada “Curta parar sempre que necessário” é usada em uma das peças da campanha, que tem como pano de fundo a imagem de um semáforo indicando sinal vermelho, por exemplo.

A campanha multimídia contempla posts nos perfis sociais Instagram e Facebook (@sindsegbaseto) entre os dias 18 e 25 de setembro. A segunda parte da campanha, direcionada aos condutores, consistirá na distribuição de lixeiras de carro nas sinaleiras mais movimentadas. A terceira parte acontece no formato de blitzes educativas nos bares e restaurantes, com entrega de flyers e porta copos. As ações de rua ocorrem nas cidades de Salvador e Aracaju, entre os dias 21 e 23 de setembro.

“É urgente a nossa necessidade de tomada de consciência sobre as combinações perigosas no trânsito. Já temos legislação mais rígida, então as campanhas educativas são mais uma alternativa no intuito de conscientizar os usuários da via, bem como diminuir o número de sinistros. Cada vida importa e deve ser protegida, o que exige novas atitudes”, afirma o presidente do SindSeg BA/SE/TO, João Giuseppe Esmeraldo.

A Semana Nacional de Trânsito ocorre em todo o país há mais de 20 anos, sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. O movimento propõe às instituições, sobretudo, o desenvolvimento de iniciativas que venham despertar reflexão e combate à mortalidade no trânsito. Em 2018, o tema “Nós somos o trânsito” foi escolhido para ser trabalhado, devendo mobilizar agentes e população em geral.

Fonte: Assessoria SindSeg BA/SE/TO