Tolerância Zero às Fraudes: Quatro pessoas são presas em Sergipe após envolvimento em fraudes ao Seguro DPVAT

No último mês, as ações proativas de combate às fraudes da Seguradora Líder culminaram na prisão de quatro pessoas na cidade de Propriá, a 76 km de Aracaju, capital de Sergipe. O ponto de partida para a operação foram três notícias crime encaminhadas pela Seguradora para a Delegacia de Defraudações e para o Ministério Público da comarca de Propriá. Foram identificadas fraudes em três pedidos de indenização por invalidez permanente, sendo constatada a falsidade dos documentos médico-hospitalares apresentados nos processos de sinistros. Juntos, os pedidos somam R$ 40.500 em indenizações do Seguro DPVAT.

Até o fechamento de setembro, foram identificadas 58 fraudes em pedidos de indenização do Seguro DPVAT em Sergipe. De acordo com o levantamento da Seguradora Líder, os tipos de fraude mais detectadas no estado são as documentais e falsas declarações de acidentes de trânsito. Vale lembrar que o estado já havia sido alvo de uma operação, denominada "Quadrilha Sergipe", em março. Destaque na 18ª edição da Newsletter "Seguradora Líder Informa", a operação culminou na condenação, com penas que variam de três a sete anos, de uma quadrilha especializada em fraudar o Seguro DPVAT.

Para o Gerente Jurídico Criminal da Seguradora Líder, Jorge Sodré, a deflagração de uma nova operação no estado é o resultado da aproximação da Companhia com as autoridades competentes. "Esse estreitamento já começa a render os frutos esperados e as divulgações dessas operações têm a capacidade de desestimular as tentativas de novas fraudes, desarticulando quadrilhas com a prisão dos criminosos. Desde o início do ano, passamos a acompanhar de perto os casos juntamente com as autoridades competentes. O segundo movimento no estado, após a operação "Quadrilha Sergipe", demonstra que essa aproximação está dando certo", destacou Sodré.

Atualmente, a Seguradora Líder possui mais de 9 mil procedimentos criminais ativos e 18 operações de investigação de campo em andamento em oito estados brasileiros. Até setembro, as ações proativas da Seguradora Líder de encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes resultaram em 32 sentenças condenatórias, 51 condenados, 31 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 16 prisões em todo o Brasil.

Canal de Denúncias

Fraudar o Seguro DPVAT é crime e a Seguradora Líder conta com o apoio de toda a população brasileira na realização de denúncias de casos suspeitos, sem a necessidade de identificação e de forma totalmente gratuita, através do seu Canal de Denúncias, disponível pelo telefone 0800 022 12 05, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h ou clicando aqui.

Fonte: Seguradora Líder DPVAT