Brasil é destaque em estudo da Swiss Re sobre mercados emergentes

Os mercados emergentes conduzirão o crescimento da economia global e do mercado de seguros na próxima década, destaca o sigma

• Prevê-se que os sete maiores mercados emergentes contribuam com cerca de 40% do crescimento econômico global na próxima década
  • Somente a China contribuirá com mais de 25% da produção mundial
  • Da quantidade à qualidade: as economias emergentes mais maduras terão um crescimento mais moderado, porém mais estável
  • Prevê-se que os prêmios de seguro dos mercados emergentes dobrem nos próximos 10 anos, crescendo quatro vezes mais rápido do que nos mercados avançados
  • Projeta-se que os prêmios na Ásia emergente aumentem três vezes mais rápido do que a média mundial nos próximos dois anos
  • A China se tornará o maior mercado de seguros do mundo em meados da década de 2030Zurique, 6 de março de 2019 – Os mercados emergentes continuarão sendo o motor de crescimento da economia global e do setor de seguros na próxima década, segundo o mais recente relatório sigma do Swiss Re Institute. O estudo explora como os sete maiores mercados emergentes (EM7) contribuirão com mais de 40% do crescimento global na próxima década, com a China representando mais de um quarto da produção global.1 O relatório também examina os fatores que impulsionarão o crescimento do volume de prêmios de seguros nos mercados emergentes nos próximos 10 anos. Neste período, os prêmios dos mercados emergentes deverão dobrar, superando em quatro vezes o crescimento nos mercados avançados. A China deverá assumir o papel de maior mercado de seguros do mundo até meados da década de 2030. “Os mercados emergentes continuarão a superar os mercados avançados em termos de crescimento nos próximos 10 anos”, afirmou o Economista. As sete maiores economias emergentes em termos de produto interno bruto são China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia. De acordo com o sigma 3/2018, a China ultrapassou o Japão como o segundo maior mercado de seguros do mundo em termos de dólares americanos em 2017, com volumes de prêmios na ordem de US$ 541 bilhões. Os EUA são o maior mercado, com prêmios de cerca de US$ 1,4 trilhões (valor de 2017)

O Chefe do Swiss Re Group, Jerome Jean Haegeli, disse: “A mudança no poder econômico de oeste a leste continuará. Conforme isso ocorrer, a qualidade, e não a velocidade de crescimento, se tornará o fator diferenciador nos mercados emergentes. Ao mesmo tempo, os mercados de seguros continuarão a crescer em um ritmo forte e a China deverá se tornar o maior mercado de seguros até meados da década de 2030.”

Os mercados emergentes enfrentam atualmente desafios cíclicos e estruturais, mas continuam sendo uma proposta de crescimento atrativa em relação aos mercados avançados. O relatório examina esse otimismo, com uma conclusão importante de que a mudança para um crescimento relativamente mais lento será acompanhada por um crescimento econômico mais estável, uma mudança de quantidade para qualidade. “Antes da crise financeira global, os cinco anos seguintes do diferencial de crescimento esperado entre os mercados emergentes e avançados era de 4,5%. Agora é de 3,5% e isso ainda é um crescimento confortável, especialmente à luz dos níveis de crescimento mais baixos nos mercados avançados “, destaca Haegeli.

A demanda por seguros tem uma forte relação positiva com o crescimento econômico. A desaceleração econômica nos mercados emergentes nos últimos anos não se traduziu em uma queda correspondente no crescimento de prêmios e o momento de consumo subjacente para seguros não foi fundamentalmente corroído.

O estudo prevê que a parcela de mercado emergente dos prêmios globais aumentará em cerca de 50% nos próximos 10 anos, com uma taxa de crescimento de prêmios de longo prazo para os mercados emergentes de 5 pontos percentuais a mais do que a dos mercados avançados. A taxa de crescimento na Ásia emergente deverá ser três vezes maior do que a média mundial nos próximos dois anos e a China continua no caminho para se tornar o maior mercado de seguros até meados da década de 2030.

O crescimento nos mercados de seguros da América Latina e Europa Central e Oriental também deverá acelerar. Isso será impulsionado por fatores com a regulamentação favorável ao crescimento, a adoção de tecnologia, a urbanização contínua e o incentivo à inclusão financeira.

“O seguro é há muito tempo um dos principais impulsionadores do crescimento econômico. É imperativo que continuemos a apoiar governos, empresas e cidadãos privados a desenvolver todo o potencial de crescimento em mercados emergentes”, afirma Jayne Plunkett, Diretora Executiva da Swiss Re Reinsurance Asia. “Para isso, precisamos fortalecer nosso trabalho criando soluções sustentáveis e com tecnologia que atendam aos consumidores emergentes cada vez mais sofisticados e urbanizados.”

Fonte: Sonho Seguro