Em 2019, Blumenau já registrou 10 mortes.

De sábado ás 11h15min, até segunda-feira, ás 23h30min, quatro pessoas perderam a vida no trânsito de Blumenau. Todos os acidentes foram no perímetro urbano, onde a velocidade das vias é menor em relação as rodovias. As vítimas fatais são: Evair da Silva Júnior, 22 anos; Marco Pamplona, 24 anos; Carla Otto, 23 anos; Vitor Joaquim Grein dos Santos, nove.

Conforme levantamento do Santa, o número de mortes em três dias representa o dobro do registrado de janeiro a 25 de março do ano passado, quando duas pessoas perderam a vida em acidentes dentro de Blumenau. Dados da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) apontam que este ano já são nove mortos em colisões e atropelamentos. O total de mortes neste ano iguala-se ao total registrado em 2011, quando nos primeiros 84 dias do ano ocorreram 10 mortes.

“Temos que aumentar a fiscalização com os radares, para ver se o pessoal põe na cabeça que precisa respeitar o limite da via. Já é colocada uma velocidade limite justamente para que se houver um acidente, os danos sejam mínimos”, defende o chefe da Guarda Municipal de Trânsito, Antônio José Gunz.

A especialista em trânsito Marcia Pontes sustenta que é preciso avaliar as circunstâncias e detalhes que envolvem cada acidente, como dia, horário, local, etc, para avaliar as ações a serem tomadas. Ao mesmo tempo lembra que há uma sazonalidade, com períodos de pico e de baixas. Ela defende a necessidade de se desenvolver a cultura da prevenção de acidentes. “As mortes no trânsito não são naturais e não são aceitáveis. A população é protagonista dos acidentes. É preciso trabalhar na construção de um plano de segurança sistêmico, globalizado e interativo, em que todos entendam que cada um tem o seu papel no trânsito. ” Para complementar Márcia faz uma analogia “ O trânsito é a rede social mais antiga do mundo. Você cruza com a vida de pessoas que você não conhece e pode levar dor e sofrimento a alguém que você nunca viu na vida no caso de um acidente”.

Acidentes com vítimas Fatais

Sábado, ás 11h45min, um acidente envolvendo três veículos acabou com uma morte. A colisão entre dois carros e uma moto ocorreu na Rua Gustavo Zimmermann, no bairro Itoupava Central. O motociclista Evair da Silva Júnior, 22 anos, faleceu no Hospital Santa Isabel, no Centro.

Domingo, 19h20min, um carro atingiu uma motocicleta na Rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte. Marco Pamplona, 24 anos e Carla Otto, 23, estavam na moto. Eles chegaram a ser socorridos, mas morreram no Hospital Santa Isabel.

Segunda-feira, às 17h40min, uma colisão envolvendo moto e um ciclista resultou na morte de Vitor Joaquim Grein dos Santos, nove anos. O acidente ocorreu na Rua Johann Sachse, no bairro Salto do Norte, quando a criança saía de bike de um comércio e foi atingida pelo motociclista.

Números

O total de mortes no perímetro urbano nos últimos 9 anos

2019

10

2018

2

2017

5

2016

4

2015

7

2014

7

2013

7

2012

5

2011

10

*Dados do intervalo entre 1º/1 e 25/03 | Fonte: Guarda Municipal de Trânsito (GMT)

 

Fonte: Jornal NSC Santa, Ano 48 nº 14.667 de 27/03/2019